VOCÊ ESTÁ LENDO >> 8 Perfis do Tiktok para Acompanhar e Aprender Sobre o Mercado de Moda
POR Ana Flávia Gimenez | 12 de maio

Muito além do look do dia e de dancinhas, o Tiktok permite a democratização e acessibilidade aos conteúdos sobre moda

É fato que o Tiktok é a maior plataforma de conteúdo atualmente. Para a geração Z, até se tornou uma ferramenta de pesquisa para entender assuntos diversos. A quantidade de vídeos sobre os mais variados tópicos, dentro da plataforma é infinita e o FashionTok (como é chamado o “espaço” que trata sobre moda no aplicativo) não ficou de fora, sendo um dos nichos que mais cresce dentro da rede social.

No último “What’s Next” – relatório emitido anualmente pelo TikTok –, a plataforma indicou que, do grupo de pessoas que tomam alguma ação fora da plataforma (conversão), 71% delas alegam que são impactadas por conteúdos que mostram exatamente o que estavam precisando. Neste sentido, é possível notar que muitas das trends que se popularizaram, nos últimos anos, tiveram origem na própria rede social, onde criadores e consumidores trocam experiências e diferentes formas de se vestir e interpretar a moda em seus diferentes aspectos.

Dentro desse mundo de possibilidades, onde os criadores têm espaço para se expressarem de uma forma mais fluida, a IAM Inteligência em Moda selecionou oito perfis do TikTok para você conhecer. Desde o popular “get ready with me” (arrume-se comigo, em tradução livre), até curiosidades sobre o mercado de moda e análises de tendências. Conheça a nossa curadoria.

@verenafigueiredo
Atual pesquisadora de tendências e colunista da revista Glamour, Verena Figueiredo tem um conteúdo super autêntico e didático! Em seus vídeos, a criadora explica desde a trajetória das marcas mais famosas e das tendências, trazendo também insights sobre história da moda. Para quem está querendo entender e se aprofundar mais sobre o assunto, Verena traz informações de uma forma superacessível para que qualquer público entenda.

@bernardgarby
Enquanto faz seu café todas as manhãs, Bernard Garby conta as últimas notícias do mercado de moda, o que está acontecendo nos negócios do setor, parcerias que estão sendo articuladas ou qualquer outro tema que envolva a indústria. Sempre muito animado, Garby também traz dicas para quem está iniciando na carreira: por onde começar, desafios da profissão etc. Todo o conteúdo é em inglês, mas o TikTok já possui a opção “caption” para acompanhar os conteúdos com legenda.

@remibader
Em seus vídeos, carregados de bom humor, Remi mostra a realidade do caimento de peças de roupas de marcas como Zara, H&M, Abercrombie&Fitch, entre outras megastores, em um corpo plus size. Atualmente com pouco mais de 2 milhões de seguidores no TikTok, a modelo consegue levar aos seus seguidores os lados bons e ruins de uma peça de roupa, bem como a distorção de tamanhos e padrões dentro da indústria da moda de uma forma leve, engraçada e muito honesta.

@rebecapfau
Formada em design, a Rebeca é daquelas criadoras que te prendem na narrativa que conta. Com vídeos que vão desde história da moda a tendências, Rebeca também fala com clareza sobre arte, cinema e comportamento. Seus vídeos têm uma linguagem leve, além de serem carregados de informações relevantes para quem estuda e se interessa por moda.

@harryciotto
Harry Ciotto é um criador multitask! Conciliando a faculdade de medicina com as análises do mundo fashion, Harry é sinônimo de autenticidade. Com um olhar sempre muito apurado de moda em relação à sociedade, Ciotto constrói muito bem seus reviews, fazendo paralelos com os acontecimentos geopolíticos e sua relação com o mercado de moda.

@nascimence0
Em uma rápida circulada pelo feed de Nascimence, encontramos dicas de onde fazer bons garimpos pelas cidades brasileiras como também reportes das últimas tendências e novidades das marcas. Além disso, o criador também possui pautas ricas, como por exemplo a representatividade negra dentro do mercado de moda, contando a trajetória de criadores negros que fizeram/fazem história no mundo fashion.

@thealgorythm
A argentina Angus Pazoni é a coolhunter por trás do tiktok “The Algorythm”. Ex-colaboradora da WGSN, Angus encontrou no Tiktok uma forma de compartilhar suas observações sobre as mudanças de tendência e consumo na sociedade. Trazendo também temas de sustentabilidade no mercado de moda, o perfil possui quase 300k de seguidores e é um dos mais didáticos e divertidos para se manter atualizada sobre moda e sociedade.

@alexiabyhand
Para quem procura inspiração na hora de criar – literalmente – um look, o perfil da Alexia é uma fonte de inspiração! Super adepta ao upcycling, Alexia reforma e monta looks incríveis e super originais a partir de peças antigas que encontrou em seu guarda-roupa ou garimpando em brechós. Com um pouco mais de um milhão de seguidores na plataforma, Alexia, com certeza, vai te dar boas ideias do que fazer com aquela calça jeans antiga que você nem usa mais.



ESCRITO POR Ana Flávia Gimenez
Formada em Direito e pós-graduanda em Mercado de Moda e Consumo pela Belas Artes. Atualmente, desenvolve textos para sua plataforma de moda e trabalha no setor de marketing de uma marca de decoração.

Formada em Direito e pós-graduanda em Mercado de Moda e Consumo pela Belas Artes. Atualmente, desenvolve textos para sua plataforma de moda e trabalha no setor de marketing de uma marca de decoração.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Moda

15 de fevereiro

IAM Entrevista: Sociedade e Cultura de Moda com Alcino Leite

Alcino Leite foi responsável por levar ao jornal Folha de São Paulo um olhar mais crítico sobre a moda.

por João Arthur Marinho
17 de agosto

Moda masculina: o homem contemporâneo pelo estilista Mário Queiroz

Análise de imagem: o professor e designer explica as transformações na moda masculina hoje

por Ivan Reis
23 de janeiro

Schiaparelli homenageia fundadora em coleção de alta-costura

Maison cria um elegante delírio e repensa signos que fazem parte do legado da italiana

por Guilherme de Beauharnais
1 de dezembro

Riccardo Tisci e Vogue Itália: o match da vez no universo fashion!

O designer italiano  – até então intitulado “eventual sucessor de Donatella Versace” -, Riccardo Tisci,...

por Julia Groppo

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
22 de novembro

Geração Z e consumo: 7 insights para você entender melhor o público jovem

Totalmente conectados e imersos nas mídias sociais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos ao mercado.

por Carolina Duque
21 de novembro

Jonathan Anderson: o visionário diretor criativo por trás da grife espanhola Loewe

Conheça mais sobre o diretor criativo da Loewe, a marca de luxo mais queridinha do momento

por Carolina Duque
28 de agosto

8 perfis de jornalistas e editoras de moda para seguir no Instagram e se inspirar

Acompanhe a curadoria de moda e rotina dos principais profissionais de moda e inspire-se!

por Carolina Duque
21 de maio

Loewe: conheça os motivos da grife ser a queridinha do universo do luxo

Uma das marcas de luxo mais antigas do mundo chega ao Iguatemi São Paulo e já promete ser sucesso com público jovem

por Carolina Duque
6 de novembro

Negócios em foco: 7 Reflexões sobre o Mercado de Luxo com Carlos Ferreirinha

Em palestra no Iguatemi Talks, especialista do mercado de luxo traz insights do segmento para qualquer setor

por Brenda Luchese
5 de novembro

As estratégias da Jacquemus para se tornar “queridinha” no mercado de luxo

Entenda como a marca criada por Simon Jacquemus virou fenômeno e se tornou referência do conceito de novo luxo

por Rebeca Dias
5 de novembro

Cases de Luxo: como a Burberry e Gucci se conectaram com novos consumidores

Veja como as grifes de luxo se adaptaram para atender às transformações dos novos tempos e dos consumidores

por Rebeca Dias
5 de setembro

Fure a bolha: chegou a hora do streetwear brasileiro ganhar destaque global

A consolidação da moda de rua brasileira e como designers de marcas nacionais chegaram a showroom em Paris.

por Júlia Lyz