Diferente das outras semanas de moda internacionais, a Copenhagen Fashion Week tem seu foco em temas como: sustentabilidade e diversidade nas passarelas. A semana de moda dinamarquesa que acontece desde 2006, também vem ganhando cada vez mais espaço entre os desfiles internacionais devido aos seus looks de street style autênticos mudando a visão rígida acerca do estilo nórdico.
É inegável que após a temporada de verão 2023, a Copenhagen Fashion Week marcou sua relevância no calendário de moda. Porém, a virada de chave da semana de moda aconteceu em 2018, após a entrada da CEO Cecilie Thorsmark, que trouxe um foco ainda mais intensificado para a sustentabilidade.
Assim, todas as marcas integrantes do lineup devem seguir ao menos 18 critérios rígidos que abrangem áreas como diversidade, cadeia de suprimentos e a vida útil das peças de roupa.
Copenhagen Fashion Week: todas as marcas integrantes do lineup devem seguir ao menos 18 critérios rígidos que abrangem áreas como diversidade, cadeia de suprimentos e a vida útil das peças de roupa. (Foto: Repodução)
Pensando nisso, reunimos cinco tópicos para ficar de olho na próxima temporada de desfiles de Copenhagen que acontece em agosto de 2023.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é o ponto-chave da semana de Copenhagen, contrariando a ideia de que peças sustentáveis são minimalistas, a semana de moda reúne peças maximalistas, metalizadas e com sobreposições. O estilista e vencedor do Prêmio Zalando de Sustentabilidade, Nikolaj Storm, inclusive já desfilou uma coleção feita a partir de sobras de estoque de tecido e um material inovador produzido com cortiça.Street style autêntico
Talvez o street style da semana de Copenhagen tenha chegado antes dos próprios desfiles, justamente por fugir dos padrões convencionais das semanas de moda. Sendo comum encontrar peças vintage e de second hand, além disso, não existe o excesso de marcas de luxo nos looks. Em sua última temporada de outono/inverno de 2023, a semana dinamarquesa contou com jaquetas puffer, de pelúcia, animal print, couro colorido e tecidos metalizados em suas ruas.Jovens designers
Em cada edição a semana de moda de Copenhagen apresenta novos designers e marcas em ascensão. Porém, o destaque fica para a preocupação dos jovens designers e marcas com as pautas relacionadas às crises climáticas e sustentabilidade.Impacto no futuro
As mudanças e o compromisso com a sustentabilidade previstos no plano de ação da semana de moda de Copenhagen já estão impactando outras semanas de moda, que vem percebendo também a procura dos consumidores por peças que se preocupam com sustentabilidade e meio ambiente. Assim, é inegável que a semana de Copenhagen está se tornando referência quando o assunto é sustentabilidade.Tecnologia e Inovação
Outro aspecto para ficar de olho na semana de Copenhagen é a tecnologia e inovação. Devido à pandemia da Covid-19, a Copenhagen realizou edições 100% digitais dos desfiles e inclusive alguns estilistas do lineup e mesmo após o retorno dos desfiles presenciais alguns estilistas optaram por transmitir suas coleções de forma digital. A partir disso, foram levantadas questões sobre os grandes desfiles que são realizados e os impactos ambientais que eles podem acarretar.