QUERO ME INSCREVER >

 

Sabe aquela oportunidade de ler grandes obras e discutir moda sobre diferentes perspectivas? Pois bem, o IAM FASHION STUDIES é sobre isso: um grupo de estudos que cada livro vira um encontro para dialogar sobre este assunto em comum que é moda e sociedade. Uma vez por mês, via plataforma zoom, os participantes se encontrarão para debater o livro, diante de uma curadoria e mediação da jornalista Andréia Meneguete, especialista em Gestão da Moda, Branding e Cultura Material e Consumo.

POR ONDE VAMOS COMEÇAR EM JANEIRO (31/01)? Pelo sensível e reflexivo livro O Casaco de Marx, de Peter Stallybrass. Vamos ler a obra e identificar os traços da cultura material e a construção do valor simbólico de uma roupa. Em tempo, para quem não conhece a obra ainda: o livro traz a saga de Karl Marx, um intelectual do século XIX sem tantos recursos financeiros, para sobreviver enquanto escrevia uma das suas principais obras. Com isso, o pensador vivia penhorando seu casaco para poder alimentar sua família e pagar suas despesas. “As roupas são o traço, a marca que sobrevive ao corpo, elas são o nosso corpo que fica ligado ao nosso corpo que se vai”, relato da filósofa Marcia Tiburi, em texto para Revista Cult sobre o Casaco de Marx. (temos o PDF do livro)

E A OBRA DE FEVEREIRO, EM 28/02? O livro de fevereiro será nada menos que o clássico para quem deseja compreender o sistema da moda. Vamos refletir e dialogar sobre O Império do Efêmero: a moda e seus destinos nas sociedades modernas, de Gilles Lipovestky. Neste momento, nossa missão será cpmpreender a organização do sistema de moda e como o fenomeno social se estrutura e se manifesta a partir dos desejos e anseios do indivíduo, que busca por pertencimento e diferenciação entre os grupos que interage. (temos o PDF do livro)

EM MARÇO VAMOS FALAR DE CONSUMIDOR, 28/03. A terceira obra será Consumo Autoral: os novos núcleos geracionais, do sociólogo italiano e futurista Francesco Morace. O livro traz um análise dos agora 16 núcleos geracionais à luz da crescente importância da comunicação cada vez mais veloz e incisiva. Segundo Morace, o relacionamento entre as gerações constitui uma característica relevante em direção das novas estratégias criativas que implicam a capacidade de gerenciar os desafios contemporâneos e os que virão.

COMO FUNCIONA?
Todo mês um livro de uma da Estudos, os participantes vão receber instruções para leitura do livro, PDFs e links sobre matérias ou artigos sobre a obra. Teremos a plataforma ALUMY para se comunicar e baixar os documentos. No dia do encontro, grupos são formados para aquecer a discussão e, na sequência, uma apresentação analítica sobre o livro é dada. Por fim, os participantes colocam seus pontos de vistas, análises e dúvidas.

QUANDO ACONTECE?
É para ser leve e prazeroso. Nada de pressa ou agenda com horários apertados. Por isso, nossos encontros serão previstos para todo último domingo do mês, das 17h às 19h. Qualquer mudança será avisada com antecedência.

PROPÓSITO E BENEFÍCIOS
A ideia central do grupo de estudos é fazer encontros que tragam reflexões sobre as obras e conexões com a cultura de moda na sociedade. Além disso, a ideia é instigar o pensamento crítico e diálogo sobre as temáticas. E em tempos de isolamento social a leitura e o conhecimento podem ser momentos de foco, pausa e inspiração. A ideia é que você possa ampliar o seu repertório a cada encontro e que no final de 2021 esteja somente por meio das leituras e refelexões com uma capacidade crítica melhor diante das temáticas.

QUEM PODE PARTICIPAR?
É muito bem-vindo todos aqueles que tenham sede por conhecimento e desejam construir um pensamento crítico na área de moda.
Estudantes e profissionais que tenham afinidade com os temas podem participar.

E SE EU NÃO PUDER COMPARECER?
Sem problemas! Os encontros serão gravados e disponibilizados por 48h na plataforma para quem não puder comparecer, juntamente com o material de apoio de apresentação. Mas a ideia é que você possa sempre comparecer aos encontros, pois assim conseguimos trocar, refletir e dialogar juntos.

ASSINATURA MENSAL
Ao fazer parte do grupo de estudos, você vai ter acesso a uma plataforma onde serão disponibilizados conteúdos e aconselhamentos para um melhor estudo e leitura das obras. O valor de R$ 32,99 é por encontro-aula.

Quer participar? Então, é só se inscrever no link abaixo!