Sabe aquela oportunidade de ler grandes obras e discutir moda sobre diferentes perspectivas? Pois bem, o IAM FASHION STUDIES é sobre isso: um grupo de estudos que cada livro vira um encontro para dialogar sobre este assunto em comum que é moda e sociedade. Uma vez por mês, via plataforma Google Meet, os participantes se encontrarão para debater o livro, diante de uma curadoria e mediação da jornalista Andréia Meneguete, especialista em Gestão da Moda, Branding e Cultura Material e Consumo. Os livros de 2024 terão como foco temas que são atuais na sociedade e vamos cruzar com a temática da moda. Vamos analisar autores que trazem diferentes reflexões sobre comportamento e sobre o mundo e cruzaremos com o nosso assunto de interesse que é a moda.
PROGRAMAÇÃO 2024
REPERTÓRIO SE CONSTRÓI: UM PASSEIO SOBRE AS OBRAS DE 2024 E A CONEXÃO COM A MODA
Começaremos nossa programação no mês de março de 2024 com a consagrada semioticista brasileira Maria Lúcia Santaella, que traz em sua obra Moda é Sintoma da Cultura? boas reflexões e ensinamentos sobre a temática moda na sociedade. O livro desenvolve uma composição semiótica baseada em três grandes focos de condensação: as estéticas da moda; a moda como sintoma da cultura; e a moda como corporificação dos valores da cultura.
Em abril, o segundo livro Moda e Crítica: prazer, julgamento e avaliação trará o olhar de Renata Pitombo Cidreira para uma moda que nao é banal e deve ter uma perspectiva social e reflexiva sobre como o fenômeno ganha diferentes dimensões no dia a dia e em uma cultura. Já no terceiro encontro, no mês de maio, vamos trabalhar a recente obra de Byung-Chul Han, que é a Crise da Narração, e compreender como a sociedade está construindo e contemplando narrativas frágeis e superficiais, que colaboram para a produção de consumidores e não cidadãos.
O filósofo francês Gilles Lipovetsky e o crítico de arte Jean Serroy terão sua obra A Estetização do mundo: viver na era do capitalismo estético como protagonista do quarto encontro, em junho. No livro, os pensadores apontam como o sistema vem sendo configurado para formar o imaginário do indivíduo ao ponto de construir novos olhares e valores para temas urgentes e relevantes, mas que vão ganhando alisamento diante de uma estética estratégica e imperativa de marcas e do mercado.
Em agosto, vamos trabalhar com a obra Futuro Ancestral, do pensador indígena Ailton Krenak, que nos instiga a pensar um futuro possível, mesmo que nada promissor. O autor nos faz um convite a compreender de fato a nossa atitude frente ao meio ambiente e como a natureza faz parte do todo e não somente de um lugar a ser imaginado.
No mês de setembro é a vez de refletir sobre a relação do consumo de moda na construção da identidade e das significações do indíviduo na sociedade. O livro que vai permear esse trajeto de reflexão será Consumo de Moda: A Relação Pessoa-Objeto, de Ana Paula Miranda. O penúltimo livro do ano é Consumo Autoral, do consagrado Francesco Morace, referência em estudos de futuro e proprietário da FutureLab. Neste encontro, os aprticopantes vão poder entender mais sobre comportamento de consumo e como são as referências de construção de gerações quando se pensa em consumo de moda.
Para finalizar 2023 em grande estilo, vamos falar sobre Consumo de Ativismo, de Ana Paula Miranda e Izabela Domingues, um tema tão atual não só na moda, mas na forma que os consumidores andam se manifestando frente às marcas de modo geral.
COMO FUNCIONA?
Não há envio do livro ou PDF da obra – o aluno é o responsável pela aquisição do livro de cada mês. Todo mês um livro é o foco do IAM FASHION STUDIES, conforme calendário acima. E os participantes vão receber instruções para leitura do livro, links de matérias ou artigos sobre a obra. No dia do encontro, que acontece no domingo programado por calendário, grupos são formados para aquecer a discussão e, na sequência, uma apresentação analítica sobre o livro é dada. Por fim, os participantes colocam seus pontos de vistas, análises e dúvidas.
QUANDO ACONTECE?
É para ser leve e prazeroso. Nada de pressa ou agenda com horários apertados. Por isso, nossos encontros serão previstos para todo último domingo do mês, das 18h30 às 20h30. Qualquer mudança será avisada com antecedência.
PROPÓSITO E BENEFÍCIOS
A ideia central do grupo de estudos é fazer encontros que tragam reflexões sobre as obras e conexões com a cultura de moda na sociedade. Além disso, a ideia é instigar o pensamento crítico e diálogo sobre as temáticas. A ideia é que você possa ampliar o seu repertório a cada encontro e que no final de 2024 esteja somente por meio das leituras e refelexões com uma capacidade crítica melhor diante das temáticas.
QUEM PODE PARTICIPAR?
É muito bem-vindo todos aqueles que tenham sede por conhecimento e desejam construir um pensamento crítico na área de moda. Estudantes e profissionais que tenham afinidade com os temas podem participar.
E SE EU NÃO PUDER COMPARECER?
Sem problemas! Os encontros serão gravados e disponibilizados por um ano na plataforma hotmart para quem não puder comparecer, juntamente com o material de apoio de apresentação. Mas a ideia é que você possa sempre comparecer aos encontros, pois assim conseguimos trocar, refletir e dialogar juntos.
ASSINATURA COMPLETA DO GRUPO
Ao fazer parte do grupo de estudos, você vai ter acesso a um grupo de whatsapp + plataforma da IAM Inteligência em Moda no Hotmart e Padlet, que será disponibilizada no momento do seu cadastro. Muitos materiais de apoio ao estudo serão enviados por email para que você possa colocar seus estudos em dias e tenha a evolução do seu repertório.
VALOR DA INSCRIÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS
O valor total dos 8 encontros é de R$ 560 (parcelamento em até 12x pela plataforma). Não é possível fazer apenas 1 encontro. Por quê? Pois a ideia é ter a troca de um grupo comprometido com a evolução do aprendizado e conhecimento.
Quer participar? Então, é só se inscrever aqui nesta página!