Com estilo marcante e criatividade singular, a estilista, influencer e fashionista Rafaela Furlanetto tem acendido radares na indústria da moda. No Instagram, ela soma mais de 40 mil seguidores e usa os stories para mostrar sua rotina dinâmica e esbanjar looks maximalistas. O protagonista das composições é sempre o mesmo: algum sapato da Vicenza – marca de calçados liderada pela profissional e que tem se destacado no mercado nacional e internacional.
Com mais de 30 anos de trajetória, a Vicenza foi fundada em Igrejinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), pelo empresário Ariovaldo Furlanetto – pai da estilista. Em entrevista dada ao Jornal do Comércio, ela fala sobre as inspirações da família para criar a marca: “Meu pai queria um calçado bem construído, com cara de sapato italiano, sofisticado e com valor percebido”. Inicialmente, a empresa produzia calçados para outras companhias, mas a entrada de Rafaela, em 2001, consolidou a marca própria.
RAFAELA FURLANETTO É A MENTE CRIATIVA POR TRÁS DAS CRIAÇÕES DA VICENZA (FOTO: REPRODUÇÃO ACERVO PESSOAL)
Desde então, a Vicenza tem dado grandes passos. No dia 17 de janeiro de 2023, por exemplo, o grupo Arezzo & Co anunciou a aquisição da marca. Para especialistas como Ilca Maria Estevão, dona da coluna “Moda Fora dos Padrões” do portal Metrópoles, a compra é uma jogada da companhia para tornar-se a mais completa house of brands do mercado brasileiro (modelo de negócios em que uma empresa matriz é dona de várias marcas distintas, cada uma com identidade própria).
Rafaela Furlanetto também inspira seus seguidores no instagram com takes e curiosidades dos bastidores da marca. (Foto: Reprodução Acervo Pessoal)
De acordo com entrevista concedida à coluna de Ilca, Rafaela está animada para as próximas etapas da aquisição. “Fazer parte do Arezzo & Co é o melhor caminho para potencializar nosso crescimento, preservar nosso legado de qualidade, amor pelo nosso ofício e paixão pela moda e criatividade”, destaca a influencer e mente criativa da Vicenza, ao Metrópoles. Pensando no caminho inspirador percorrido por Rafaela, seguem três motivos pelos quais a fashionista pode ser considerada a nova girl boss do pedaço:
Proximidade que inspira
Os posts nas redes sociais da estilista têm alto poder de envolvimento. O tom de voz que ela usa nos stories, por exemplo, remete à proximidade e familiaridade. Assim, seguidores viram clientes, e clientes se tornam verdadeiros fãs do trabalho dela. Mais do que isso, os espectadores criam uma espécie de relação de amizade e identificação com Furlanetto e, por consequência, com a própria Vicenza – pois já é impossível dissociar as duas. Isto porque o conteúdo da influencer é intimista, e a sensação que fica, por vezes, ao acompanhar seus stories, é a de colocar o papo em dia com uma velha amiga, pra lá de inspiradora!Paixão e comprometimento
A paixão é um grande combustível para a carreira bem-sucedida de Furlanetto. O sorriso amplo, que já é sua marca registrada, não esconde: a estilista coloca o coração e dedica-se com intensidade em cada projeto da Vicenza. A forma como ela usa as redes sociais é, ao mesmo tempo, estratégica e inspiradora. Ao expor o dia a dia agitado, Rafaela sempre encontra uma forma de mostrar os calçados da marca, desenvolvendo um conteúdo atrativo para franqueadores.Leveza que não compromete a seriedade
Rafaela consegue imprimir uma leveza única tanto em suas criações quanto na atuação nas redes sociais. Seu feed no Instagram, por exemplo, é permeado por cores, selfies no espelho e vídeos com músicas virais, mostrando o look do dia. Tudo isso sem deixar de lado a seriedade que seu trabalho exige. Com essa abordagem, ela cativa um público que valoriza originalidade e comprometimento, aliados a um toque de descontração.