VOCÊ ESTÁ LENDO >> Marina Ruy Barbosa: quando ser criativa é um bom negócio
POR Andreia Meneguete | 8 de dezembro

Atriz global mostra como driblar tempos de crise e ser um dos nomes mais badalados na moda nacional

Bastou a atriz Marina Ruy Barbosa ser anunciada como diretora de moda da plataforma de market place ZZMall, do grupo Arezzo&Co, para um séquito de internautas questionarem a sua competência e valor diante da nova função. Afinal, o que pode permitir uma atriz exercer uma outra função, em outro segmento? Podemos deixar a resposta mais densa para o sociólogo polonês Zigmunt Bauman em suas teorias de mundo líquido, em que identidades e transições entre espaços são fluidos. Na contemporaneidade, segundo ele, não há tantas formas e limites estruturados, o que gera uma certa desorganização e incompreensão dos papéis dos indivíduos e instituições.

Marina Ruy Barbosa, em novembro, quando foi anunciada como diretora de moda do ZZMall

Mas a resposta pode ser mais prática e lógica: Marina Ruy Barbosa sabe gerir sua carreira de forma estratégica, compreendendo o valor da sua imagem, sua conexão tanto com o consumidor jovem quanto com o mais maduro, e, de quebra, soube se conectar à indústria criativa e às causas sociais de um jeito leve e espontâneo. E, sempre, tudo sendo costurado à sua própria essência.

Mais do que garota-propaganda ou persona construída por equipe de marketing, Marina entende o espírito de uma época. Compreendeu que tendências de consumo foram aceleradas num momento como a pandemia, exigindo novos comportamentos. Em um ano como 2020, foi ela quem lançou a própria marca de roupas sustentável, a Ginger, e a coleção Dream, da marca Life by Vivara, a qual criou não só as peças, mas como também dirigiu a campanha publicitária ao lado do diretor Giovanni Bianco. Como se não bastasse, Marina Ruy Barbosa acaba de lançar, juntamente com Alexandre Birman (de novo!), a collab entre GINGER X SCHUTZ.

 

GINGERXSCHUTZ

Collab GINGER X SCHUTZ: a atriz Marina Ruy Barbosa mostra que pode assumir diferentes papéis e funções

Contra fatos não há argumentos: definitivamente, não é sua posição de global que lhe garante louros. Pois, se assim fosse, muitos outros tantos famosos estariam com negócios de sucesso por aí. Não é somente a sua imagem, senão, muitos célebres dotados de beleza, que ficaram parados durante a pandemia, teriam seus business pipocando mídias sociais afora.

Como dizem os especialistas em gestão de negócios, um bom empreendedor é aquele que sabe observar o presente, colher informações e ter insights relevantes para o seu business. Mas além disso é necessário criatividade, estratégia e coragem para aproveitar as oportunidades. Hard e soft skills, que Marina Ruy Barbosa demosntra ter de sobra. Aguardemos as próximas novidades.



ESCRITO POR Andreia Meneguete
Founder @iam.inteligenciaemmoda, lecturer na @nafaap e @iedsp. Consultorias, treinamentos e palestras comunicação, varejo de moda e beleza.

Founder @iam.inteligenciaemmoda, lecturer na @nafaap e @iedsp. Consultorias, treinamentos e palestras comunicação, varejo de moda e beleza.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Business

21 de janeiro

Dior celebra a divindade feminina em desfile de Alta-Costura

Maria Grazia Chiuri apresenta coleção inspirada na estética helenística não apenas nos looks, mas também...

por Guilherme de Beauharnais
23 de janeiro

O Romantismo de Clare Waight Keller para a Givenchy

Estilista se inspira em cartas de amor e jardins ingleses para coleção de alta costura

por Guilherme de Beauharnais
1 de agosto

Coolhunting, espírito do tempo e consumo: reflexões e aprendizados com Iza Dezon

Uma conversa com a pesquisadora de tendências sobre a carreira de coolhunter e tendências de...

por Andreia Meneguete
16 de outubro

Reinaldo Lourenço une realeza e punks na SPFW

Estilista apresenta na passarela a sua proposta para o inverno 2020: rebeldes entram em comunhão...

por Zeinab Bazzi Thiago Andrill

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
22 de novembro

Geração Z e consumo: 7 insights para você entender melhor o público jovem

Totalmente conectados e imersos nas mídias sociais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos ao mercado.

por Carolina Duque
21 de novembro

Jonathan Anderson: o visionário diretor criativo por trás da grife espanhola Loewe

Conheça mais sobre o diretor criativo da Loewe, a marca de luxo mais queridinha do momento

por Carolina Duque
28 de agosto

8 perfis de jornalistas e editoras de moda para seguir no Instagram e se inspirar

Acompanhe a curadoria de moda e rotina dos principais profissionais de moda e inspire-se!

por Carolina Duque
21 de maio

Loewe: conheça os motivos da grife ser a queridinha do universo do luxo

Uma das marcas de luxo mais antigas do mundo chega ao Iguatemi São Paulo e já promete ser sucesso com público jovem

por Carolina Duque
6 de novembro

Negócios em foco: 7 Reflexões sobre o Mercado de Luxo com Carlos Ferreirinha

Em palestra no Iguatemi Talks, especialista do mercado de luxo traz insights do segmento para qualquer setor

por Brenda Luchese
5 de novembro

As estratégias da Jacquemus para se tornar “queridinha” no mercado de luxo

Entenda como a marca criada por Simon Jacquemus virou fenômeno e se tornou referência do conceito de novo luxo

por Rebeca Dias
5 de novembro

Cases de Luxo: como a Burberry e Gucci se conectaram com novos consumidores

Veja como as grifes de luxo se adaptaram para atender às transformações dos novos tempos e dos consumidores

por Rebeca Dias
5 de setembro

Fure a bolha: chegou a hora do streetwear brasileiro ganhar destaque global

A consolidação da moda de rua brasileira e como designers de marcas nacionais chegaram a showroom em Paris.

por Júlia Lyz