VOCÊ ESTÁ LENDO >> Jonathan Anderson: o visionário diretor criativo por trás da grife espanhola Loewe
POR Carolina Duque | 21 de novembro

Conheça mais sobre o diretor criativo da Loewe, a marca de luxo mais queridinha do momento

Jonathan William Anderson, nascido na Irlanda do Norte em 1984, é um dos nomesmais influentes da moda contemporânea e eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com a revista Time. Ao longo dos seus 11 anos como diretor criativo da marca mais quente e desejada do ano, a Loewe, Anderson se tornou sinônimo de criatividade e inovação no mercado de luxo.
Com cabelos castanhos claros e um olhar penetrante, o estilista é conhecido por seu estilo pessoal despretensioso, uma presença bastante carismática e sua autoconfiança. Sua abordagem criativa e inovadora na moda, e principalmente na revolução da Loewe, é amplamente reconhecida e admirada. Não à toa, ele foi o responsável mais ousado por mesclar a tradição da Loewe com elementos
contemporâneos que elevou a marca espanhola para uma das mais importantes do mundo.


1. Formação e Início de Carreira
Jonathan sempre teve uma profunda paixão pelas artes e tentou a carreira de ator antes de se direcionar para a moda. Ele se formou no London College of Fashion em 2005, mas o fato curioso é que esta não foi a sua primeira opção. Ele tentou a tradicional Central Saint Martins, mas não foi aprovado. Mal sabiam que estariam rejeitando um dos maiores estilistas da próxima década.
Por fim, enquanto estudava moda masculina, Jonathan iniciou sua carreira como visual merchandiser ao lado de Manuela Pavesi, na época coordenadora de moda da Prada. Para ele, essa posição lhe proporcionou uma compreensão diferente de moda e menos óbvia da estética de luxo, e ali, aos poucos se crescia esse designer que no futuro viria a ser inovador e visionário. “Ela conseguiu que eu olhasse a roupa de uma forma mais psicológica. Pavesi me surpreendeu com essa ideia de erros e acertos, oposições em conflitos dentro das vestimentas, misturar coisas que não combinavam de uma forma que você pudesse encontrar a novidade. A maneira
como misturamos as peças é tão importante quanto elas”, disse Jonathan em entrevista para a Vogue Brasil.

2. JW Anderson
Em 2008, Jonathan Anderson fundou sua própria marca, a JW Anderson, inicialmente focada em moda masculina. Com um estilo andrógino e experimental, a marca rapidamente ganhou notoriedade, destacando-se pela inovação e originalidade. Dois anos depois, em 2010, Anderson expandiu a linha da marca e incluiu a moda feminina, o que consolidou ainda mais sua reputação como um designer versátil. A marca JW Anderson se tornou sinônimo de uma abordagem ousada e moderna, explorando a dualidade entre o masculino e o feminino. Dali em diante, Jonathan conquistou diversos prêmios de prestígio, incluindo o British Fashion Awards em
2015, em que ele foi nomeado Designer de Moda Masculina do Ano e Designer de Moda Feminina do Ano, simultaneamente.

3. Loewe
Houve um longo caminho até a chegada de Jonathan Anderson como diretor criativo da Loewe em 2013. Antes dele, a marca foi guiada por Narciso Rodriguez, Stuart Vevers e outros 11 estilistas renomados. Mas, nenhum trouxe para a Loewe a revolução de autenticidade que Jonathan se propôs a fazer: combinar a tradição com uma abordagem mais moderna. Na primeira fase, Anderson introduziu designs icônicos que rapidamente se tornaram símbolos da marca, como a Bolsa Puzzle, lançada em 2015. A peça, com sua construção geométrica e multifacetada, exemplifica a habilidade do estilista em transformar itens cotidianos em verdadeiras obras de arte funcionais. Além disso, ele resgatou a herança artesanal da marca, criando o Loewe Craft Prize (premiação que celebra o trabalho de artesãos do mundo inteiro) e integrando as técnicas mais tradicionais em suas coleções contemporâneas.

Mas nada foi tão rápido, o estilista explica que antes de reinventar a marca precisou conhecê-la a fundo. “Eu queria primeiro entender a marca e o que a faz durar tanto tempo. Foi uma experiência incrível poder estar na fábrica, trabalhando com as pessoas, explorando, experimentando. Acho muito importante, ao começar em uma casa, que você acerte logo no início, a ideia inicial é sempre a mais importante, conta para a Vogue Brasil. Essa mistura de história, cultura, autenticidade e inovação não apenas renovou a identidade da Loewe, mas também a posicionou como uma referência no mercado de luxo e a tornou a marca mais desejada do mundo na atualidade.

Outro aspecto crucial da liderança de Anderson na Loewe é seu compromisso com a sustentabilidade. Ele implementou práticas ecológicas e incorporou materiais sustentáveis em suas criações, respondendo às crescentes demandas por responsabilidade ambiental no setor da moda. Sob sua direção, a Loewe lançou uma série de iniciativas nessa área, como a coleção de moda sustentável primavera-verão 2023, que destaca a importância da preservação ambiental.

4. Curiosidades Pessoais e Profissionais
Quem acompanha as criações de Jonathan percebe o quanto ele é influenciado pelas artes visuais e em como possui uma abordagem singular ao design, vendo suas coleções como narrativas completas, onde cada peça conta uma nova história. Na construção de suas coleções, Anderson sempre promoveu um diálogo contínuo entre moda e arte, colaborando com artistas contemporâneos, David Wojnarowicz, por exemplo, e promovendo exposições que ampliam os limites do design de moda. Essas conquistas e inovações solidificaram o trabalho dele como alguém que não apenas honra com a moda, mas também olha para o futuro com criatividade e consciência.



ESCRITO POR Carolina Duque
É jornalista e pós-graduanda em marketing digital e atua nas área de social media e conteúdo. Apaixonada por moda, beleza e cinema. Adora viajar, é curiosa e curte passar tempo jogando jogos de tabuleiro e vídeo-game.

É jornalista e pós-graduanda em marketing digital e atua nas área de social media e conteúdo. Apaixonada por moda, beleza e cinema. Adora viajar, é curiosa e curte passar tempo jogando jogos de tabuleiro e vídeo-game.

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