A tendência do momento é o Quiet Luxury, que vem aparecendo bastante na mídia, principalmente nas últimas semanas, com o final da série americana da HBO Succession, que conta com um figurino impecável que traduz a palavra sofisticação. Desta vez, a estética mais simplista surge de forma diferente do que foi visto em 2008 e retomado em 2014, conhecido como “normcore”, que defendia a ideia de sentir-se bem e confortável no dia a dia, mesmo usando peças básicas. Agora, o estilo aparece com uma abordagem diferente: o luxo discreto, apresentado de forma sutil através de cores sóbrias, alfaiataria e camisas brancas simples, porém de grande valor, tanto estético quanto monetário.
Quiet luxury: um luxo que nega o excesso no comportamento de consumo e na estética. A ordem é qualidade e imagem sóbria. (Foto: Reprodução)
Denominada de Quiet Luxury, essa tendência foge de logos enormes e um show de estampas e cores neon. Por aqui, o que predomina são peças imponentes em sua simplicidade, que mesmo com um ar austero, e para muitos até chato, são uma verdadeira declaração de poder e elegância. O Quiet Luxury pode ser traduzido como “luxo silencioso”, que não chama atenção pelo brilho, cor ou shapes inusitados, mas sim por um ar de sofisticação e preciosismo.
LUXO E SUA DEFINIÇÃO – MESMO QUE COMPLEXA NOS TEMPOS ATUAIS
Antes de mergulharmos neste mundo onde o luxo sussurra e se faz presente nos detalhes e na descrição, precisamos de algumas definições de luxo, já que seu conceito é estudado por diversas áreas além da moda. Sua definição não é simples, e tudo depende do olhar, mas, independentemente da vertente, o que se assemelha é o fato de que produtos e serviços de luxo têm qualidade, estética, preço e imagem de marca superiores aos outros.
A palavra luxo vem do latim “lux”, que significa brilho. No Quiet Luxury, entretanto, o brilho quase não entra em cena. O que chama a atenção é a leveza, simplicidade e sofisticação combinadas. E não se trata apenas da aparência; a durabilidade, materiais, vida útil das peças, qualidade e códigos contam bastante. Os itens têm uma aura silenciosa e atemporal, com um ar básico que os vai ficar fora do closet por muito tempo. Marcas como The Row, Brunello Cucinelli, Loewe, Max Mara e Dries Van Noten são referências nesse tema.
Além da qualidade, aqui a longevidade dos materiais, por meio de peças como couro sustentável, seda, lã e algodão, em vez de náilon e poliéster, faz com que a durabilidade e o preço dessas peças sejam ainda mais elevados. Não é um estilo óbvio somente pela aparência, mas possui aquela vibe de “quem conhece, sabe”. A riqueza se faz presente nos detalhes em peças atemporais, como ternos mais soltos, básicos, com bons cortes, qualidade de tecidos em tons neutros, praticidade de movimento e muita seriedade.
Uma pesquisa da Vogue realizada em agosto de 2022 constatou que a qualidade dos produtos de luxo é a característica mais relevante para 52% dos compradores. Não basta ser somente bonito, é preciso que seja durável, preferencialmente para a vida toda. É como investir seu dinheiro, mas em roupas e acessórios de qualidade. Além da estética minimalista, básica e limpa, o Quiet Luxury tem como característica peças bem acabadas e mais caras. Peças de alto valor são consideradas um investimento. Um estudo realizado em 2016 pela BagHunter, plataforma de compra e venda de bolsas de luxo, mostrou que a compra de um modelo Birkin, por exemplo, poderia render mais do que investir no mercado de ações.
ALÉM DA TRADIÇÃO E ENDOSSOS: LUXO NA ATEMPORALIDADE
Mas o Quiet Luxury não se limita apenas às marcas de luxo renomadas. Empresas que não são consideradas luxuosas também estão aderindo a esse movimento, pois muitos defendem que a qualidade e shapes atemporais são sinônimo de luxo, independentemente da marca. Trata-se de fazer escolhas inteligentes e investir em peças duradouras que podem durar a vida toda. Mas se a etiqueta não é aparente, o que define o luxo silencioso? É o valor ou o estilo?
Essa é uma pergunta que não tem uma resposta simples, mas essa tendência está ganhando cada vez mais espaço no guarda-roupa e na forma como as grandes empresas se comunicam, abandonando extravagâncias e buscando designs mais minimalistas e limpos. Um ótimo exemplo é a mudança de logo de várias marcas famosas que estão apostando em um design mais simples, mas sem perder sua personalidade. A moda e a comunicação estão sempre se adaptando, e desta vez, o estilo mais simplista está falando mais alto.