VOCÊ ESTÁ LENDO >> O Romantismo de Clare Waight Keller para a Givenchy
POR Guilherme de Beauharnais | 23 de janeiro

“A jardinagem perfeita não é necessariamente uma questão de riqueza, mas sim uma questão de amor, interesse e conhecimento”. A autora da frase, Vita Sackville-West, foi uma paisagista inglesa que, além de amar flores, também foi amante da autora Virginia Woolf. As cartas apaixonadas das duas foram umas das inspirações de Clare Waight Keller  para o desfile de alta-costura da Givenchy, na última terça-feira (21/01).

A estilista britânica escreve, com a coleção, uma carta de amor ao fundador da maison Givenchy. Foto: Givenchy disponivel em anyabelle.com

Intitulada “Uma Carta de Amor”, a coleção também se baseou nas flores do parque do Castelo de Sissinghurst – criado por Sackville-West na década de 1930 –, um dos lugares “mais românticos da Inglaterra”, segundo a estilista. Entre peças brancas de alfaiataria, desfilaram vestidos em tons de azul, amarelo, coral e violeta, evocando pétalas em um jardim de verão.

Apresentar uma coleção inspirada em flores, especialmente para a temporada de verão/primavera, está longe de ser uma ideia original. A irônica frase da personagem Miranda Priestly (de “O Diabo Veste Prada”) logo vem à mente:

“Florais para a primavera? Que inovador”.

Mas Keller conseguiu surpreender e emocionar com suas criações, naquilo que ela própria chamou de “minha carta de amor para Hubert de Givenchy” (que fundou o ateliê em 1952).

Sem firulas

E mesmo com a sensibilidade de uma romântica, a estilista teve sucesso em se manter pragmática e objetiva, sem permitir que a atmosfera se tornasse uma explosão açucarada. De forma consciente, ou não, parece ter seguido o conselho de Sackville-West: manteve a estética simples, por vezes sem muita riqueza de informação, mas mostrou amor, interesse e conhecimento não apenas na costura, mas também na essência do ateliê Givenchy.

Clare Waight Keller trouxe peças modernas, mas não menos bucólicas ou vitorianas nas sensações que despertam. As rendas brancas que figuraram em algumas das peças evocam a imagem de figuras femininas em um passeio no jardim. Se a imaginação permitir, até se pode ter um vislumbre de Vita e Virginia enamoradas entre as flores de Sissinghurst.



ESCRITO POR Guilherme de Beauharnais

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Ponto de Vista

17 de outubro

PatBO mescla beachwear e festa numa tentativa de dar versatilidade às peças

A estilista mineira trabalhou estéticas nacionais mas ainda ficou presa em um olhar distante, estrangeiro

por Giovana Marques
13 de julho

Jornalismo de beleza: o que mudou na editoria que tanto ditava regras para as mulheres?

Editora de beleza da Glamour Isabella Marinelli reflete a nova fase deste segmento do jornalismo

por Isadora Vila Nova
1 de agosto

Coolhunting, espírito do tempo e consumo: reflexões e aprendizados com Iza Dezon

Uma conversa com a pesquisadora de tendências sobre a carreira de coolhunter e tendências de...

por Andreia Meneguete
3 de maio

Jornalismo de moda x coronavírus: sensibilidade ou alienação social?

Retrato social: análise semiótica do jornalismo de moda durante a pandemia.

por Andreia Meneguete Yasmin Carolino

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
13 de julho

Jornalismo de beleza: o que mudou na editoria que tanto ditava regras para as mulheres?

Editora de beleza da Glamour Isabella Marinelli reflete a nova fase deste segmento do jornalismo

por Isadora Vila Nova
13 de julho

5 reflexões sobre o Jornalismo de Beleza na Revista Glamour por Isabella Marinelli

Editora revela os pilares inegociáveis da revista Glamour quando o assunto é texto e imagem de beleza

por Clara Nilo
13 de julho

Raio X da Glamour Brasil: os pilares que fazem a revista se diferenciar no mercado

Renata Garcia, diretora de conteúdo da Glamour, explica como a revista se mantem relevante para seus leitores

por José Eduardo Chirito
13 de julho

Um passeio pela história e reinvenção da Glamour com Renata Garcia

A diretora de conteúdo relembra a trajetória do título e comenta a reformulação editorial para atender o novo leitor

por Gabriela Leonardi
13 de julho

Tecnologia a favor da transparência da produção: o que é blockchain na moda de luxo?

Compreenda como a nova tecnologia irá impactar a dinâmica de consumo do mercado da alta-costura

por Jefferson Alves
13 de julho

Luanda Vieira: como o medo e a comparação não podem matar nossa carreira

A criadora de conteúdo abre as cortinas para os bastidores de sua carreira em grandes revistas e no universo digital

por João Pascoal
22 de novembro

Geração Z e consumo: 7 insights para você entender melhor o público jovem

Totalmente conectados e imersos nas mídias sociais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos ao mercado.

por Carolina Duque
21 de novembro

Jonathan Anderson: o visionário diretor criativo por trás da grife espanhola Loewe

Conheça mais sobre o diretor criativo da Loewe, a marca de luxo mais queridinha do momento

por Carolina Duque