VOCÊ ESTÁ LENDO >> Geração Z e consumo: 7 insights para você entender melhor o público jovem
POR Carolina Duque | 22 de novembro

Totalmente conectados e imersos nas mídias sociais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos ao mercado.

A geração Z, composta por jovens nascidos entre 1997 e 2010, está moldando o futuro do consumo de maneiras que têm desafiado as convenções tradicionais. Crescendo em um mundo totalmente digital, onde a conexão é constante e as mídias sociais são centrais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos de consumo ao mercado. Moda é comportamento e obter dados sobre como essa nova geração se comporta na hora de consumir moda é fundamental para compreender qual é o rumo que as futuras tendências podem seguir. Nesta matéria, a IAM Inteligência em Moda destaca sete pontos interessantes sobre essa geração que ajudarão a entender os desafios e as oportunidades que ela apresenta para marcas e empresas de moda.


1. Influência das mídias sociais

A influência das mídias sociais é outro fator crucial para a Geração Z. De acordo com um relatório da GlobalWebIndex, 85% desses jovens utilizam YouTube, 78% estão no Instagram e 52% no TikTok, plataformas que não apenas entretêm, mas também informam e influenciam suas decisões de compra. O mesmo relatório aponta que 44% dos jovens compram produtos diretamente por meio das redes sociais, demonstrando a importância de uma presença digital forte e engajadora. Ou seja, em um cenário onde o engajamento é altamente valorizado, as marcas precisam se adaptar para atender às expectativas deste público extremamente conectado e online. Considerando que moda é o segundo maior interesse dessa geração, de acordo com o Instagram, é cada vez mais comum ver marcas produzindo o inusitado, o inimaginável, não só pela criatividade, mas pela oportunidade do viral.

2. Personalização e Exclusividade
A geração Z valoriza a personalização e a exclusividade! Fato é que eles buscam por produtos que reflitam sua individualidade e que possam ser customizados de acordo com suas preferências e necessidades. Diferente dos Millennials (geração anterior), a Gen Z é composta por jovens que optam, na maioria das vezes, pela compra em brechó, pois oferecem essa experiência de exclusividade (único tamanho, única cor, única peça disponível). Afinal, a chance de encontrar alguém usando uma peça de 3 décadas passadas igual a sua é bem menor do que um item que está em alta no momento. E é por isso que as famosas marcas de luxo tem buscado criar coleções limitadas com itens exclusivos que conversem com o dia a dia desses jovens. Como exemplo cito o tênis destroyd da Balenciaga, que além de cumprir com o requisito acima, deu o que falar nas redes sociais.

3. Autenticidade acima de tudo
Quem nunca olhou para uma peça e pensou “Uau! É isso que eu quero e não encontro em lugar nenhum”? É exatamente isso que a Gen Z busca na hora de comprar uma roupa nova. Esses jovens buscam mais do que produtos. Eles procuram histórias e propósitos que possam apoiar e com os quais se identifiquem. As marcas que se destacam são aquelas que mantêm um diálogo honesto e que se mantém atenta às necessidades e interesses do seu público. A Geração Z é altamente crítica e não hesita em chamar a atenção para práticas duvidosas nas redes sociais.

4. Consciência social e ambiental
Não é por acaso o alto interesse no estilo de vida minimalista, vintage ou a tendência de comprar itens sustentáveis. Afinal, essa geração de jovens está preocupada não só com o que irá comprar e consumir, mas também em quais empresas irá comprar e em como essa empresa ou marca trabalha. De acordo com a pesquisa “What do Gen Z shoppers want?”, da IBM, cerca de 55% dos integrantes dessa geração preferem comprar de marcas que são eco-friendly e socialmente responsáveis, mostrando uma tendência significativa em direção à sustentabilidade e à ética nos negócios. Ao contrário das gerações passadas, eles esperam que as marcas de moda adotem práticas sustentáveis e contribuam positivamente para a sociedade. Produtos ecológicos, práticas éticas de produção, matéria-prima natural e responsabilidade social corporativa são fatores decisivos na escolha de compra deste grupo.

5. Experiências digitais e imersivas
Os avanços tecnológicos permitiram a moda transcender o mundo real para o virtual e metafísico, além de oferecer experiências altamente inovadores e especiais. E é isso que a Gen Z espera. Marcas como Gucci e Nike têm se destacado ao proporcionar experiências extremamente inovadoras e envolventes. Gucci, por exemplo, inovou e acertou ao lançar um aplicativo de realidade aumentada que permite aos usuários experimentar virtualmente os tênis da marca, enquanto a Nike criou uma plataforma digital que oferece personalização de produtos em tempo real e inclui elementos de gamificação.

6. Consumo consciente
No universo da moda, essa geração é mais cautelosa com seus gastos, comparada às outras, e valoriza o custo-benefício daquilo que consome. De acordo com um estudo da McKinse & Company realizado em 2019, eles preferem investir em peças duráveis e de alta qualidade, ao invés de comprar itens descartáveis e de fast fashion, embora essa também seja uma prática comum atualmente.
A Geração Z também é atraída por iniciativas de moda circular, como programas de revenda e reciclagem de roupas, que oferecem uma forma consciente e sustentável de consumir moda. Essa abordagem reflete uma mentalidade de consumo mais estratégica, onde o valor a longo prazo e a responsabilidade ambiental são prioritários. Por isso, práticas second hand e aluguel de luxo tem se tornado cada vez mais comum nos últimos 10 anos.

7. Influência do entretenimento e celebridades
Celebridades do cinema, da música e influenciadores digitais desempenham um papel crucial na definição das tendências de moda para esse grupo. Grupos musicais e artistas como BTS, Hailey Bieber, Kardashians, Bella Haddid e afins, não apenas ditam moda com seus estilos únicos, como também colaboram com marcas de renome para lançar coleções exclusivas que rapidamente se tornam tendência global.

Além disso, a crescente popularidade da cultura coreana, conhecida como hallyu, tem um impacto significativo na moda global. Marcas sul-coreanas como Off-White e JUUN.J são reconhecidas por sua estética inovadora, que combina elementos
tradicionais e contemporâneos, conquistando consumidores internacionais em busca de peças que refletem influências culturais asiáticas. A moda de rua de Seul também tem ganhado destaque, com seus looks ousados e experimentais sendo replicados e celebrados nas mídias sociais ao redor do mundo.



ESCRITO POR Carolina Duque
É jornalista e pós-graduanda em marketing digital e atua nas área de social media e conteúdo. Apaixonada por moda, beleza e cinema. Adora viajar, é curiosa e curte passar tempo jogando jogos de tabuleiro e vídeo-game.

É jornalista e pós-graduanda em marketing digital e atua nas área de social media e conteúdo. Apaixonada por moda, beleza e cinema. Adora viajar, é curiosa e curte passar tempo jogando jogos de tabuleiro e vídeo-game.

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