VOCÊ ESTÁ LENDO >> Alexandre, o Grande, do grupo Arezzo
POR Ana Paula Porto | 26 de abril

De pai pra filho. Foi assim que Alexandre Birman, nosso grande aqui, assumiu em 2013 a presidência da Arezzo, marca de varejo de sapatos femininos fundada por seu pai e tio, os irmãos Anderson e Jefferson lá na década de 70. Um patrimônio e tanto pra Alexandre que gosta de lembrar que foi “criado numa fábrica de calçados”, como ele mesmo diz em sua biografia no site da outra marca do grupo, que leva seu nome. Assim ele chega. Com bastão na mão pra dar continuidade ao legado deixado pela família e garantir o sucesso pra uma marca que já havia sido estabelecida no mercado.

O salto foi alto. E a passarela econômica – que mostrou tanta dificuldade pra lucrar com essa segurança toda ao fechar o ano de 2016 – veio pra aplaudir e abrir caminhos na trilha da rede de franquias. E tudo isso ultrapassando fronteiras, literalmente. Pois foi essa uma das principais transformações de Alexandre no comando da empresa: apostar no mercado externo e voar pelo mundo afora, sem deixar de perder seu espaço deslumbrante nas terras brasileiras.

Dentre as estratégias, o reforço do modelo assumido como “fast fashion” (rapidez nas coleções). Pra isso, em dois anos a Arezzo passou de 12 para 21 lançamentos ao ano. Além do controle de perto sobre os estoques de todos os franqueados e incentivar o sucesso também dos seus lojistas.  “Com isso, só abastecemos o que foi vendido e conseguimos aumentar o giro das coleções”, conta Birman com a ousadia que leva em entrevista à revista Época Negócios.

Outro grande passo foi expandir as marcas do grupo da Arezzo, que engloba a respeitada Schutz, AnaCapri, Alexandre Birman e Fiever. Hoje, estas marcas mais novas já representam quase metade do faturamento. E claro, o e-commerce de todas elas por aí. De acordo ainda com a revista Época Negócios, as vendas do online passaram de menos de 1% para 7% no final de 2016. Tudo isso sem deixar de estar consolidada no mercado nacional.

​E Alexandre tem ido longe. O começo disso foi abrir recentemente duas lojas da Schutz nos Estados Unidos, nas cidades americanas que sempre abraçam a moda: Nova York e Los Angeles, caindo na graça e calçando os pés das queridinhas de Beverly Hills e já dobrando as receitas (de 6% para 12% em três anos). Falando em pés bem calçados, as celebs que estiveram agora na festa de gala da amfAR (The Foundation for AIDS Research) contaram com a presença do CEO que levou sua marca homônima pra abrilhantar a noite e tinham Alexandre Birman em seus pés, muito bem confortáveis por sinal.



ESCRITO POR Ana Paula Porto

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Business

9 de fevereiro

Talk com Moni: 6 dicas de carreira para seguir

Aceitar o fracasso e aprender a dizer não: confira esses e outros conselhos para a...

por Samira Santos
20 de março

Pandemia: momento para repensar o varejo de moda

Lições de negócios e criatividade: como o setor fashion iniciou as mudanças no momento de crise

por Guilherme de Beauharnais
9 de fevereiro

Para anotar: 5 insights de carreira com o PUSH

Evento proporcionou o relato de trajetórias femininas no mercado de trabalho, conectando mulheres através de...

por Monalisa Cardoso
21 de fevereiro

Betty Catroux, musa de Yves Saint Laurent, ganha exposição em Paris

Museu Yves Saint Laurent Paris inaugura exposição “Féminin Singulier” em homenagem a uma das musas do estilista,

por Guilherme de Beauharnais

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
13 de julho

Jornalismo de beleza: o que mudou na editoria que tanto ditava regras para as mulheres?

Editora de beleza da Glamour Isabella Marinelli reflete a nova fase deste segmento do jornalismo

por Isadora Vila Nova
13 de julho

5 reflexões sobre o Jornalismo de Beleza na Revista Glamour por Isabella Marinelli

Editora revela os pilares inegociáveis da revista Glamour quando o assunto é texto e imagem de beleza

por Clara Nilo
13 de julho

Raio X da Glamour Brasil: os pilares que fazem a revista se diferenciar no mercado

Renata Garcia, diretora de conteúdo da Glamour, explica como a revista se mantem relevante para seus leitores

por José Eduardo Chirito
13 de julho

Um passeio pela história e reinvenção da Glamour com Renata Garcia

A diretora de conteúdo relembra a trajetória do título e comenta a reformulação editorial para atender o novo leitor

por Gabriela Leonardi
13 de julho

Tecnologia a favor da transparência da produção: o que é blockchain na moda de luxo?

Compreenda como a nova tecnologia irá impactar a dinâmica de consumo do mercado da alta-costura

por Jefferson Alves
13 de julho

Luanda Vieira: como o medo e a comparação não podem matar nossa carreira

A criadora de conteúdo abre as cortinas para os bastidores de sua carreira em grandes revistas e no universo digital

por João Pascoal
22 de novembro

Geração Z e consumo: 7 insights para você entender melhor o público jovem

Totalmente conectados e imersos nas mídias sociais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos ao mercado.

por Carolina Duque
21 de novembro

Jonathan Anderson: o visionário diretor criativo por trás da grife espanhola Loewe

Conheça mais sobre o diretor criativo da Loewe, a marca de luxo mais queridinha do momento

por Carolina Duque