VOCÊ ESTÁ LENDO >> Samba Zine resiste e faz sonhar em tempos difíceis
POR Zeinab Bazzi | 8 de setembro

Quando o dia inesperadamente se tornou noite em São Paulo, devido às queimadas na Amazônia, o editor Juliano Corbetta selecionava imagens para a Samba Zine, a sua mais nova publicação. O projeto, que surge em um governo marcado por descaso e insensibilidade a pautas sociais e ambientais, tem como foco retratar personagens nacionais LGBTQIA+.

A produção também é feita por profissionais da comunidade.

Samba Zine

Uma das imagens feitas pelo fotógrafo Pedro Pereira para a revista manifesto

“Samba é um manifesto visual,” conta Pedro Pereira, fotógrafo que participou do projeto, à Vogue. “Ela documenta a cultura queer no Brasil agora, e nesse momento de calamidade política, eu acho que nos dá alguma esperança. A Moda, e uma pitada de sensualidade, nos dá a fantasia que precisamos nesses dias escuros”, explica.

A periodicidade da revista é semestral e, nas 200 páginas da primeira edição, não há publicidade tradicional. Ao invés da clássica divulgação, as marcas patrocinadoras, como Luxottica e Mash, deram seus produtos em troca de destaque nas fotos.

Outra empresa que apoiou o trabalho foi a Fiever, que doou todo o lucro proveniente dessa ação para a Casa 1, centro de acolhimento a pessoas LGBTQIA+ em São Paulo.

Fantasia com luta

O propósito da Samba Zine é trabalhar Moda com otimismo. O sorriso e leveza são evidentes nas imagens com a cantora Liniker e o ator ator Pedro Alves.

“Sou um homem gay, tenho 40 anos, e reconheço que estou numa posição de privilégio,” diz Corbetta. “Quero que as crianças desse país vejam que há uma comunidade. Quero que se sintam inspiradas e abraçadas. Que saibam que estamos aqui, quando estiverem ouvindo discursos de ódio do governo”, finaliza.



ESCRITO POR Zeinab Bazzi

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Moda

10 de fevereiro

Beleza masculina: o mercado que só cresce

Muito mais vaidoso que seus antepassados, o homem do século 21 é marcado principalmente pelo...

por Karlos Ferrera Andreia Meneguete
3 de novembro

Moda e uma aproximação lógica, por Larissa Henrici

Sei que às vezes uso uma moda repetida. Mas qual é a moda que nunca foi vista?

por Larissa Henrici
13 de julho

Um passeio pela história e reinvenção da Glamour com Renata Garcia

A diretora de conteúdo relembra a trajetória do título e comenta a reformulação editorial para atender o novo leitor

por Gabriela Leonardi
23 de dezembro

Elle Brasil sonha com moda e esperança para novos tempos

Com inspiração na letra Imagine, de Lenon, revista chega às bancas com quatro capas que retratam amor e horizontes possíveis

por Ivan Reis

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
13 de julho

Jornalismo de beleza: o que mudou na editoria que tanto ditava regras para as mulheres?

Editora de beleza da Glamour Isabella Marinelli reflete a nova fase deste segmento do jornalismo

por Isadora Vila Nova
13 de julho

5 reflexões sobre o Jornalismo de Beleza na Revista Glamour por Isabella Marinelli

Editora revela os pilares inegociáveis da revista Glamour quando o assunto é texto e imagem de beleza

por Clara Nilo
13 de julho

Raio X da Glamour Brasil: os pilares que fazem a revista se diferenciar no mercado

Renata Garcia, diretora de conteúdo da Glamour, explica como a revista se mantem relevante para seus leitores

por José Eduardo Chirito
13 de julho

Um passeio pela história e reinvenção da Glamour com Renata Garcia

A diretora de conteúdo relembra a trajetória do título e comenta a reformulação editorial para atender o novo leitor

por Gabriela Leonardi
13 de julho

Tecnologia a favor da transparência da produção: o que é blockchain na moda de luxo?

Compreenda como a nova tecnologia irá impactar a dinâmica de consumo do mercado da alta-costura

por Jefferson Alves
13 de julho

Luanda Vieira: como o medo e a comparação não podem matar nossa carreira

A criadora de conteúdo abre as cortinas para os bastidores de sua carreira em grandes revistas e no universo digital

por João Pascoal
22 de novembro

Geração Z e consumo: 7 insights para você entender melhor o público jovem

Totalmente conectados e imersos nas mídias sociais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos ao mercado.

por Carolina Duque
21 de novembro

Jonathan Anderson: o visionário diretor criativo por trás da grife espanhola Loewe

Conheça mais sobre o diretor criativo da Loewe, a marca de luxo mais queridinha do momento

por Carolina Duque