VOCÊ ESTÁ LENDO >> O reino encantado (e digital) de Dior
POR Ivan Reis | 8 de julho

Adaptando-se à pandemia, Christian Dior abriu na última segunda-feira (06/07), em Paris, a temporada de desfiles de Alta-costura para o outono-inverno 2020-21 com uma apresentação digital escapista, repleta de seres mitológicos e misteriosos. O filme Le Myhte Dior, dirigido pelo italiano Matteo Garrone, homenageou um projeto marcante na história da maison francesa.

Dior vestiu seres imaginários para celebrar a conexão com a natureza e a essência do gesto criador como alma da Alta-costura. Créditos: reprodução www.vogue.pt

O Théâtre de la Mode foi uma exposição itinerante de Dior com modelos em miniatura que viajou por Paris, Londres e Estados Unidos no pós-guerra de 1945 com o objetivo de difundir as suas criações e manter seu fascínio no mercado. Hoje, a marca resgatou a iniciativa para vestir fadas, ninfas e seres imaginários em cenários de encher os olhos.

“Imagens surrealistas conseguem tornar visível o invisível. Estou interessada no mistério e na magia, que também são uma maneira de exorcizar a incerteza sobre o futuro”, disse Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da marca. Nada mais atual do que estamos vivendo hoje em razão da pandemia do novo Coronavírus, razão por que a semana de moda ocorre digitalmente.

Homenageando o Théâtre de la Mode, a maison retratou o cuidado nos detalhes de criação de miniaturas em ¼ de seu tamanho original. Créditos: Christian Dior

Toda a magia do fashion film funciona como uma dose de escapismo à realidade em que vivemos. É na criação de formas e cenários que a moda encontra uma maneira de suspender o presente e mergulhar em seu próprio mundo. Como estratégia de sobrevivência humana frente ao que vivemos, este movimento ganha contornos mais problemáticos se olharmos para questões sociais profundas que vêm à tona com a pandemia. É ingênuo, e ao mesmo tempo estimulante e desejado, idealizar um ambiente de fantasia nos dias de hoje. No mínimo, um delírio que tenta nos afastar da realidade.

Dobras de um sonho

Le Mythe Dior inicia com a atmosfera do ateliê da Avenida Montaigne, número 30, em Paris. A delicada trilha sonora instrumental envolve um enredo com paisagens naturais de florestas e rios onde dois mensageiros transportam uma caixa com miniaturas de vestidos. Apresentando as criações às personagens, uma viagem onírica de histórias e mitologia se desenrola.

É fato que o surrealismo nas proporções de cortes, cores e tecidos é presente nas criações de Dior. O sonho idealizado neste ambiente mágico é traduzido em peças de tecidos fluídos com nervuras, aplicações de bordados, formas amplas com cintura marcada e amarrações ao corpo. A seda plissada e peças com volume exagerado também são notadas em algumas das 37 silhuetas artesanais na sua construção. Produzidas à mão, dobras de tecido celebram a beleza do gesto criativo como essência da alta-costura.

O lookbook também participa do toque surrealista pelos cenários com imagens distorcidas de objetos, palavras e formas humanas. A seda plissada, aplicações com bordados e cintura marcada são característicos da marca. Créditos: Christian Dior

Inegável é reconhecer a criatividade de posicionamento da marca em um período conturbado da história mundial. Se as imagens bem produzidas se destacam, as peças ainda se apresentam da mesma forma. O sonho de Dior foi inovador pela produção de efeitos especiais, trilha sonora e fotografia. Mesmo transformada pela tecnologia, a tradição ainda manteve sua essência.

A atmosfera lúdica e de forte apelo imaginativo – associada ao primor e à complexidade de construção das peças – faz do mundo de Chiuri um possível refúgio para amenizar as incertezas sobre o futuro. A saída de emergência do presente.



ESCRITO POR Ivan Reis
Ivan Reis é mestre em Linguística e apaixonado por leitura, escrita e por todo o universo de jornalismo de moda, principalmente quando se fala em moda masculina.

Ivan Reis é mestre em Linguística e apaixonado por leitura, escrita e por todo o universo de jornalismo de moda, principalmente quando se fala em moda masculina.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Moda

13 de fevereiro

Oscar de la Renta tem coleção confusa e inconsistente

Dupla de criadores que comanda a marca mostrou como fazer um desfile prolixo e sem...

por Guilherme de Beauharnais
9 de dezembro

Jornalismo de Moda: e se a autora Clarice Lispector fosse capa da Vogue?

No mês que Clarice Lispector faria 100 anos, conheça a relação da escritora com o jornalismo de moda

por Ivan Reis
12 de maio

Deserto do Atacama: o lixão da indústria têxtil que recebe descartes de todo o mundo

Roupas de grandes marcas são descartadas em aterros clandestinos em uma das principais paisagens da América do Sul

por Renata Marins
9 de dezembro

Há séculos “na Moda”, comunidade LGBTQ+ ganha mais espaço nas passarelas

25% dos 68 principais desfiles da temporada de primavera/verão 2019 tiveram modelos que se identificam...

por Guilherme de Beauharnais

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
22 de novembro

Geração Z e consumo: 7 insights para você entender melhor o público jovem

Totalmente conectados e imersos nas mídias sociais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos ao mercado.

por Carolina Duque
21 de novembro

Jonathan Anderson: o visionário diretor criativo por trás da grife espanhola Loewe

Conheça mais sobre o diretor criativo da Loewe, a marca de luxo mais queridinha do momento

por Carolina Duque
28 de agosto

8 perfis de jornalistas e editoras de moda para seguir no Instagram e se inspirar

Acompanhe a curadoria de moda e rotina dos principais profissionais de moda e inspire-se!

por Carolina Duque
21 de maio

Loewe: conheça os motivos da grife ser a queridinha do universo do luxo

Uma das marcas de luxo mais antigas do mundo chega ao Iguatemi São Paulo e já promete ser sucesso com público jovem

por Carolina Duque
6 de novembro

Negócios em foco: 7 Reflexões sobre o Mercado de Luxo com Carlos Ferreirinha

Em palestra no Iguatemi Talks, especialista do mercado de luxo traz insights do segmento para qualquer setor

por Brenda Luchese
5 de novembro

As estratégias da Jacquemus para se tornar “queridinha” no mercado de luxo

Entenda como a marca criada por Simon Jacquemus virou fenômeno e se tornou referência do conceito de novo luxo

por Rebeca Dias
5 de novembro

Cases de Luxo: como a Burberry e Gucci se conectaram com novos consumidores

Veja como as grifes de luxo se adaptaram para atender às transformações dos novos tempos e dos consumidores

por Rebeca Dias
5 de setembro

Fure a bolha: chegou a hora do streetwear brasileiro ganhar destaque global

A consolidação da moda de rua brasileira e como designers de marcas nacionais chegaram a showroom em Paris.

por Júlia Lyz