VOCÊ ESTÁ LENDO >> O reino encantado (e digital) de Dior
POR Ivan Reis | 8 de julho

Adaptando-se à pandemia, Christian Dior abriu na última segunda-feira (06/07), em Paris, a temporada de desfiles de Alta-costura para o outono-inverno 2020-21 com uma apresentação digital escapista, repleta de seres mitológicos e misteriosos. O filme Le Myhte Dior, dirigido pelo italiano Matteo Garrone, homenageou um projeto marcante na história da maison francesa.

Dior vestiu seres imaginários para celebrar a conexão com a natureza e a essência do gesto criador como alma da Alta-costura. Créditos: reprodução www.vogue.pt

O Théâtre de la Mode foi uma exposição itinerante de Dior com modelos em miniatura que viajou por Paris, Londres e Estados Unidos no pós-guerra de 1945 com o objetivo de difundir as suas criações e manter seu fascínio no mercado. Hoje, a marca resgatou a iniciativa para vestir fadas, ninfas e seres imaginários em cenários de encher os olhos.

“Imagens surrealistas conseguem tornar visível o invisível. Estou interessada no mistério e na magia, que também são uma maneira de exorcizar a incerteza sobre o futuro”, disse Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da marca. Nada mais atual do que estamos vivendo hoje em razão da pandemia do novo Coronavírus, razão por que a semana de moda ocorre digitalmente.

Homenageando o Théâtre de la Mode, a maison retratou o cuidado nos detalhes de criação de miniaturas em ¼ de seu tamanho original. Créditos: Christian Dior

Toda a magia do fashion film funciona como uma dose de escapismo à realidade em que vivemos. É na criação de formas e cenários que a moda encontra uma maneira de suspender o presente e mergulhar em seu próprio mundo. Como estratégia de sobrevivência humana frente ao que vivemos, este movimento ganha contornos mais problemáticos se olharmos para questões sociais profundas que vêm à tona com a pandemia. É ingênuo, e ao mesmo tempo estimulante e desejado, idealizar um ambiente de fantasia nos dias de hoje. No mínimo, um delírio que tenta nos afastar da realidade.

Dobras de um sonho

Le Mythe Dior inicia com a atmosfera do ateliê da Avenida Montaigne, número 30, em Paris. A delicada trilha sonora instrumental envolve um enredo com paisagens naturais de florestas e rios onde dois mensageiros transportam uma caixa com miniaturas de vestidos. Apresentando as criações às personagens, uma viagem onírica de histórias e mitologia se desenrola.

É fato que o surrealismo nas proporções de cortes, cores e tecidos é presente nas criações de Dior. O sonho idealizado neste ambiente mágico é traduzido em peças de tecidos fluídos com nervuras, aplicações de bordados, formas amplas com cintura marcada e amarrações ao corpo. A seda plissada e peças com volume exagerado também são notadas em algumas das 37 silhuetas artesanais na sua construção. Produzidas à mão, dobras de tecido celebram a beleza do gesto criativo como essência da alta-costura.

O lookbook também participa do toque surrealista pelos cenários com imagens distorcidas de objetos, palavras e formas humanas. A seda plissada, aplicações com bordados e cintura marcada são característicos da marca. Créditos: Christian Dior

Inegável é reconhecer a criatividade de posicionamento da marca em um período conturbado da história mundial. Se as imagens bem produzidas se destacam, as peças ainda se apresentam da mesma forma. O sonho de Dior foi inovador pela produção de efeitos especiais, trilha sonora e fotografia. Mesmo transformada pela tecnologia, a tradição ainda manteve sua essência.

A atmosfera lúdica e de forte apelo imaginativo – associada ao primor e à complexidade de construção das peças – faz do mundo de Chiuri um possível refúgio para amenizar as incertezas sobre o futuro. A saída de emergência do presente.



ESCRITO POR Ivan Reis
Ivan Reis é mestre em Linguística e apaixonado por leitura, escrita e por todo o universo de jornalismo de moda, principalmente quando se fala em moda masculina.

Ivan Reis é mestre em Linguística e apaixonado por leitura, escrita e por todo o universo de jornalismo de moda, principalmente quando se fala em moda masculina.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Moda

25 de fevereiro

Cursos de moda para fazer no primeiro semestre de 2017

Cursos para você se especializar na área e garantir uma carreira de sucesso!

por Ana Paula Porto
21 de fevereiro

Victoria Beckham no London Fashion Week: tudo que você precisa saber

Estilista apresentou coleção coesa com o dinamismo e necessidades de sua cliente

por Giovana Marques
5 de outubro

Fashion job: aprendizados de carreira com “Emily em Paris”

Drible os clichês da série e veja como ter alguns insights profissionais com a divertida PR americana

por Andreia Meneguete
16 de março

Curso de Moda em Londres pelo Instagram: um jeito de ter conteúdo, conhecimento na palma da mão

Já pensou em fazer um curso de moda em Londres sem precisar pegar um voo...

por Andreia Meneguete

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
6 de novembro

Negócios em foco: 7 Reflexões sobre o Mercado de Luxo com Carlos Ferreirinha

Em palestra no Iguatemi Talks, especialista do mercado de luxo traz insights do segmento para qualquer setor

por Brenda Luchese
5 de novembro

As estratégias da Jacquemus para se tornar “queridinha” no mercado de luxo

Entenda como a marca criada por Simon Jacquemus virou fenômeno e se tornou referência do conceito de novo luxo

por Rebeca Dias
5 de novembro

Cases de Luxo: como a Burberry e Gucci se conectaram com novos consumidores

Veja como as grifes de luxo se adaptaram para atender às transformações dos novos tempos e dos consumidores

por Rebeca Dias
5 de setembro

Fure a bolha: chegou a hora do streetwear brasileiro ganhar destaque global

A consolidação da moda de rua brasileira e como designers de marcas nacionais chegaram a showroom em Paris.

por Júlia Lyz
12 de maio

Copenhagen Fashion Week: conheça semana de moda internacional sustentável

Marcas do evento que visa promover a sustentabilidade precisam respeitar ao menos 18 critérios para inscrição

por Rebeca Dias
12 de maio

Onde está a moda inclusiva? Os desafios para encontrar roupas para o público PcD

Especialista sobre o assunta aponta o preconceito como principal fator para a falta de inclusão na moda

por Beatriz Neves
12 de maio

O QUE O SXSW 2023 E O ÚLTIMO PARIS FASHION WEEK TÊM EM COMUM?

Durante o maior evento de inovação do mundo, a inteligência artificial roubou a cena e nos faz refletir o papel da moda

por Giovanna Schiavon
12 de maio

8 Perfis do Tiktok para Acompanhar e Aprender Sobre o Mercado de Moda

Muito além do look do dia e de dancinhas, o Tiktok permite a democratização e acessibilidade aos conteúdos sobre moda

por Ana Flávia Gimenez