Você já deve ter visto alguma dessas fotos nas redes sociais e percebido o alvoroço em cima delas, certo? Mas afinal, quem é o fotógrafo responsável por trás dessas imagens que vem causando rebuliço não só nas redes sociais mas no mundo da moda?
Rafael Pavarotti é um fotógrafo brasileiro, nascido em Belém (PA), e com apenas 30 anos já conquistou o mundo fashion. Pavarotti, apesar da pouca idade, tem uma história extensa na moda que inclui trabalhos para grifes como Dior e Dries Van Noten. Também já fotografou celebridades como Rihanna para os 30 anos da revista britânica Dazed, Harry Styles e, no ano passado, a cantora Beyoncé para a Vogue Britânica.
Rafael Pavarotti: o fotógrafo brasileiro que ganhou o mundo e é o queridinho das celebridades globais (foto: Reprodução)
Mas por que Rafael tem feito tanto sucesso? Apesar da grande presença em suas fotografias, sua notoriedade se deve ao olhar sensível e excêntrico na construção de imagens emblemáticas. O fotógrafo afro-indígena tem como foco a representatividade negra sem ser clichê, explorando questões sociais e culturais, muitas vezes, por meio da sua ancestralidade e raízes. É com a utilização de cores ricas, luzes e composições arrojadas, que a brasilidade retratada por Pavarotti em suas fotografias faz com que sua marca pessoal seja de longe enxergada e agraciada.
“Rafael ainda tem vinte e poucos anos, mas para mim ele é realmente um jovem mestre”, diz o autor. “Suas fotos sempre elevam a corrida – ele simplesmente ama os negros. Escolhi Rafael porque ele é alguém que entendeu minha jornada.” Pavarotti, que é apaixonado pela representação negra e indígena na moda, já havia capturado a capa da Vogue britânica de fevereiro de 2022. A história destacou nove modelos africanos espetaculares – Adut Akech e Anok Yai entre eles – cujo sucesso reflete a mudança sísmica que vem se desenrolando nas passarelas da moda outrora eurocêntricas.
De acordo com o próprio Rafael, em entrevista para o “British Journal of Photography”, seu objetivo é celebrar a riqueza da experiência negra e indigena. Rafael tem um trabalho extremamente político ao fotografar e dedicar suas composições “para as próximas gerações e para aqueles que ainda não nasceram”. “Quero que as crianças racializadas cresçam com referência à multiplicidade onde possam se ver. Parte do que trago no meu trabalho é abordar essa ausência de representação negra na narrativa histórica do mundo”, salientou Pavarotti.
Considerado um dos maiores nomes da fotografia de moda da atualidade, o fotógrafo consegue expressar a brasilidade de múltiplas maneiras e é por esses traços e características particulares que tem feito de Pavarotti um dos fotógrafos que devemos devemos ficar de olho e atentos a cada novo trabalho.
PARA SEGUIR
Rafael publica boa parte de seu trabalho em seu Instagram pessoal @rafaelpavarotti_, além disso, o fotógrafo traz um portfólio vasto no site Art + Commerce e pode ser acessado atráves do link www.artandcommerce.com/artists/photographers/-Rafael-Pavarotti