VOCÊ ESTÁ LENDO >> Para ler: 5 livros para entender moda masculina
POR Ivan Reis | 15 de março

Quer saber mais sobre moda masculina? Então, veja os livros que separamos para você iniciar a sua jornada de estudos

Mesmo que a maioria dos livros de moda sejam voltados ao universo feminino, a moda masculina vem ganhando relevância com os anos. Entender mais esse universo é ligar nossos radares para um campo de pesquisa para aspectos históricos, sociais e econômicos de uma época.

Pensando nisso, separamos 5 livros sobre moda masculina para mergulharmos nesse universo de estilo e aumentar nosso repertório para interpretar o mundo.

Homens e moda no século XXI, de Mário Queiroz. O segundo livro do designer e professor universitário trata sobre a variedade de corpos, gostos e preferências traduzidos em formas de retratar masculinidades (no plural, propositalmente) na moda hoje. O livro ainda é ilustrado com croquis do próprio autor.

Editora Senac Rio, 2019

400 anos de moda masculina, de Lula Rodrigues. Uma visão panorâmica da evolução da roupa masculina desde o reinado de Luís XIV na França até o segundo mandato de Barack Obama. O livro ilustra, diverte e enriquece conversas sobre o homem e retrata a construção do estilo ao longo do tempo.

Editora Senac Rio, 2019

Ícones da moda masculina, de Josh Sims. Um dicionário ilustrado que conta histórias de peças-chave do guarda-roupa masculino. A origem e a função de casacos, camisetas e acessórios com ilustrações e fotografias em uma edição caprichada.

Publifolha, 2014

Imagem masculina: guia prático para o homem contemporâneo, de Alexandre Taleb. A experiência como consultor de imagem e personal stylist do autor traduz produções masculinas em diferentes estilos e funcionalidades. Além de etiqueta contemporânea, o livro conta com dicas de compras para um guarda-roupa inteligente.

Editora Senac São Paulo, 2016

Chic homem: manual de moda e estilo, de Glória Kalil. Um clássico dos manuais de estilo masculino e sucesso editorial desde a primeira edição de 1998, o livro é pioneiro por abordar moda, estilo e etiqueta ao adequar o guarda-roupa masculino na busca por um estilo próprio, descartando condutas estereotipadas e preconceituosas.

Editora Senac São Paulo, 2010



ESCRITO POR Ivan Reis
Ivan Reis é mestre em Linguística e apaixonado por leitura, escrita e por todo o universo de jornalismo de moda, principalmente quando se fala em moda masculina.

Ivan Reis é mestre em Linguística e apaixonado por leitura, escrita e por todo o universo de jornalismo de moda, principalmente quando se fala em moda masculina.

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Moda

12 de maio

8 Perfis do Tiktok para Acompanhar e Aprender Sobre o Mercado de Moda

Muito além do look do dia e de dancinhas, o Tiktok permite a democratização e acessibilidade aos conteúdos sobre moda

por Ana Flávia Gimenez
14 de outubro

Weider Silveiro e Walério Araújo destacam Nordeste e memórias de ‘A Fazenda’ em desfiles

No Arquivo Histórico Municipal, no Centro, estilistas optaram por anteceder semana de moda em São Paulo

por Rebeca Freitas
19 de outubro

Artemisi entrega desfile no São Paulo Fashion Week com brilho, glamour e artesania

Roupas repletas de detalhes foram complementadas por maquiagens e unhas elaboradas

por Rebeca Freitas
14 de outubro

Rebeldia toma conta do desfile da Forca no SPFW, com coleção marcada por símbolos punk

Carros em drift surpreendem o público na abertura, enquanto 60 modelos cruzam a passarela

por Rebeca Freitas

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
26 de outubro

A indústria da moda ainda não decidiu o que fazer com John Galliano

Quinze anos após a demissão da Dior, estilista perde homenagem ligada ao Met Gala e fecha parceria com a Zara

por Aiça Gomes
25 de outubro

Sob um olhar vanguardista: Diana Vreeland e a arte de enxergar a moda além do óbvio

Das sugestões excêntricas na Harper’s Bazaar à transformação do Met Gala, sua visão criativa marcou a história fashion

por Carolina Johansen
25 de outubro

Das conexões à especialização: Carolina Merino conta como construir uma carreira no jornalismo de beleza

Repórter da Revista Glamour compartilha orientações de carreira, experiências no mercado e dicas profissionais

por Joicy Eleiny
19 de outubro

Artemisi entrega desfile no São Paulo Fashion Week com brilho, glamour e artesania

Roupas repletas de detalhes foram complementadas por maquiagens e unhas elaboradas

por Rebeca Freitas
16 de outubro

Maria Prata analisa o papel do diretor criativo e as pressões do mercado da moda

Em palestra na ESPM, jornalista aborda sustentabilidade, IA e repertório cultural em meio às transformações da indústria

por Mika Mattos
16 de outubro

Natacha Cortêz: entre a moda, o jornalismo e tudo aquilo que merece ser contado

Ex-editora-chefe da Marie Claire, Natacha Cortêz, desde a infância queria ir além dos limites de sua cidade natal

por Bárbara Lis
16 de outubro

Sou de Algodão traz delicadeza para SPFW em colaboração com Ronaldo Fraga

Marca, que é uma iniciativa da Abrapa, celebra 10 anos de evento com a coleção “Cartas de Algodão”

por Rebeca Freitas
14 de outubro

Rebeldia toma conta do desfile da Forca no SPFW, com coleção marcada por símbolos punk

Carros em drift surpreendem o público na abertura, enquanto 60 modelos cruzam a passarela

por Rebeca Freitas