Mesmo que a maioria dos livros de moda sejam voltados ao universo feminino, a moda masculina vem ganhando relevância com os anos. Entender mais esse universo é ligar nossos radares para um campo de pesquisa para aspectos históricos, sociais e econômicos de uma época.
Pensando nisso, separamos 5 livros sobre moda masculina para mergulharmos nesse universo de estilo e aumentar nosso repertório para interpretar o mundo.
Homens e moda no século XXI, de Mário Queiroz. O segundo livro do designer e professor universitário trata sobre a variedade de corpos, gostos e preferências traduzidos em formas de retratar masculinidades (no plural, propositalmente) na moda hoje. O livro ainda é ilustrado com croquis do próprio autor.
Editora Senac Rio, 2019
400 anos de moda masculina, de Lula Rodrigues. Uma visão panorâmica da evolução da roupa masculina desde o reinado de Luís XIV na França até o segundo mandato de Barack Obama. O livro ilustra, diverte e enriquece conversas sobre o homem e retrata a construção do estilo ao longo do tempo.
Editora Senac Rio, 2019
Ícones da moda masculina, de Josh Sims. Um dicionário ilustrado que conta histórias de peças-chave do guarda-roupa masculino. A origem e a função de casacos, camisetas e acessórios com ilustrações e fotografias em uma edição caprichada.
Publifolha, 2014
Imagem masculina: guia prático para o homem contemporâneo, de Alexandre Taleb. A experiência como consultor de imagem e personal stylist do autor traduz produções masculinas em diferentes estilos e funcionalidades. Além de etiqueta contemporânea, o livro conta com dicas de compras para um guarda-roupa inteligente.
Editora Senac São Paulo, 2016
Chic homem: manual de moda e estilo, de Glória Kalil. Um clássico dos manuais de estilo masculino e sucesso editorial desde a primeira edição de 1998, o livro é pioneiro por abordar moda, estilo e etiqueta ao adequar o guarda-roupa masculino na busca por um estilo próprio, descartando condutas estereotipadas e preconceituosas.
Editora Senac São Paulo, 2010