VOCÊ ESTÁ LENDO >> Moda e sustentabilidade: interseção necessária
POR Zeinab Bazzi | 2 de setembro

Existe uma crescente tomada de consciência em relação à sustentabilidade na Moda: desperdício, gasto excessivo, consumismo e outros pontos incitam debate. Com isso, os consumidores têm se relacionado cada vez mais com empresas que possuem posicionamentos parecidos com os seus.

Para se manterem ativas no mercado, as marcas estão tomando uma série de medidas, como o uso de programas de retorno de peças, frete grátis para quem doar outros produtos, maior atenção à produção e distribuição etc

Moda sustentável

Muitas empresas têm investido na reutilização criativa dos seus produtos. (Foto: Teen Vogue).

Iniciativas como essas ajudam a criar um elo entre a empresa e o comprador. Além disso, ter esse posicionamento possibilita o diálogo com um novo público: o de jovens preocupados com causas sociais.

Reutilizar

Outra tendência que está em ascensão é o upcycling, ou seja, a reutilização criativa, que transforma antigos itens em novos. Mas existe um porém nesse processo: no momento, ele é mais lucrativo quando o material a ser trabalhado é mais caro. No caso de peças mais baratas, a mão de obra acaba dando prejuízo.

“Se for um item mais barato, a marca deve focar em reciclar ao invés de renovar” diz Nicole Basset, co-fundadora da Renewal Workshop, consultoria de sustentabilidade de Moda, à Vogue americana.

Além disso, há também o surgimento de aplicativos de empréstimo de roupas e acessórios. Um exemplo é o BoBags, onde uma mesma peça, muitas vezes mais cara, é emprestada pelo dono por valores mais acessíveis.



ESCRITO POR Zeinab Bazzi

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Business

19 de setembro

Efeito Bailey: Burberry e o sucesso de um storytelling bem aplicado

No momento de necessidade de evolução e transformação da grife, o papel do diretor criativo estava no plano estratégico de marca

por Andreia Meneguete
16 de março

Curso de Moda em Londres pelo Instagram: um jeito de ter conteúdo, conhecimento na palma da mão

Já pensou em fazer um curso de moda em Londres sem precisar pegar um voo...

por Andreia Meneguete
13 de julho

5 reflexões sobre o Jornalismo de Beleza na Revista Glamour por Isabella Marinelli

Editora revela os pilares inegociáveis da revista Glamour quando o assunto é texto e imagem de beleza

por Clara Nilo
9 de fevereiro

Para anotar: 5 insights de carreira com o PUSH

Evento proporcionou o relato de trajetórias femininas no mercado de trabalho, conectando mulheres através de...

por Monalisa Cardoso

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
13 de julho

Jornalismo de beleza: o que mudou na editoria que tanto ditava regras para as mulheres?

Editora de beleza da Glamour Isabella Marinelli reflete a nova fase deste segmento do jornalismo

por Isadora Vila Nova
13 de julho

5 reflexões sobre o Jornalismo de Beleza na Revista Glamour por Isabella Marinelli

Editora revela os pilares inegociáveis da revista Glamour quando o assunto é texto e imagem de beleza

por Clara Nilo
13 de julho

Raio X da Glamour Brasil: os pilares que fazem a revista se diferenciar no mercado

Renata Garcia, diretora de conteúdo da Glamour, explica como a revista se mantem relevante para seus leitores

por José Eduardo Chirito
13 de julho

Um passeio pela história e reinvenção da Glamour com Renata Garcia

A diretora de conteúdo relembra a trajetória do título e comenta a reformulação editorial para atender o novo leitor

por Gabriela Leonardi
13 de julho

Tecnologia a favor da transparência da produção: o que é blockchain na moda de luxo?

Compreenda como a nova tecnologia irá impactar a dinâmica de consumo do mercado da alta-costura

por Jefferson Alves
13 de julho

Luanda Vieira: como o medo e a comparação não podem matar nossa carreira

A criadora de conteúdo abre as cortinas para os bastidores de sua carreira em grandes revistas e no universo digital

por João Pascoal
22 de novembro

Geração Z e consumo: 7 insights para você entender melhor o público jovem

Totalmente conectados e imersos nas mídias sociais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos ao mercado.

por Carolina Duque
21 de novembro

Jonathan Anderson: o visionário diretor criativo por trás da grife espanhola Loewe

Conheça mais sobre o diretor criativo da Loewe, a marca de luxo mais queridinha do momento

por Carolina Duque