VOCÊ ESTÁ LENDO >> Para anotar: 5 insights de carreira com o PUSH
POR Monalisa Cardoso | 9 de fevereiro

Em novembro passado rolou em São Paulo, na Casa das Caldeiras, a terceira edição do @push, evento voltado para mulheres que querem tirar suas ideias do papel. O foco é empreendedorismo e empoderamento feminino.

Reunindo mulheres incríveis que conquistaram o seu espaço de liderança no mercado de trabalho, muitas experiências foram compartilhadas.

O IAM uma lista com 5 insights para você aplicar já no seu plano de carreira. Confira:

1 – Pare com a autossabotagem

O primeiro painel contou com Suelen Marcolino, gerente de relacionamento do Linkedin. Marcolino abordou a exigência das mulheres com elas mesmas e sua falta de confiança, o que faz com que se candidatem 5% menos do que os homens a vagas de emprego.

De acordo com a gerente, elas estão 16% menos propensas a se candidatar para uma vaga após ler a descrição do trabalho. Além disso, mulheres recrutadoras clicam 13% menos em perfis femininos.

Para construir, é necessário, antes de qualquer coisa, liderar seus pensamentos. Acreditar no seu potencial e também no da amiga é a chave para que o espaço feminino seja cada vez mais fortalecido.

O PUSH tem o objetivo de fomentar e auxiliar a carreira de mulheres em diferentes campos de atuação. Ilustração: PUSH

2 – Tire sua ideia do papel

Manuela Bordash e Catharina Dieterich, fundadoras do PUSH, contaram um pouco da história da sua parceria e deram algumas dicas para quem sonha em ver a sua carreira decolar.

E todos os conselhos partiram da palavra CORAGEM!

Qualquer jornada é iniciada com o primeiro passo, então, não tenha medo de começar. Muito se fala sobre encontrar propósito, o que é extremamente válido, mas está tudo bem não ter totalmente esclarecido desde o início o que ele é para você.

É possível moldá-lo com a caminhada, afinal, mudar faz parte de qualquer processo, não é mesmo?

3 – A curiosidade pode ter matado o gato, mas talvez te transforme em CEO

O mercado muda todos os dias e hoje, curiosidade é sinônimo de adaptação. Só descobre novas plataformas, estratégias e meios de ação (e comunicação!) quem busca e pesquisa.

A história da comunicação é marcada por novas criações tecnológicas, sobre as quais sempre ouvimos as mesmas coisas:

“O rádio vai destruir impresso”

“A TV vai derrubar o rádio”

“A internet vai acabar com todo mundo”

Nenhum desses meios deixou de existir, pois se adaptaram o suficiente para permanecer no mercado, buscando alternativas e estratégias criadas por pessoas curiosas o bastante para fazer acontecer.

Estar com a mente aberta para o novo é essencial. “Para trabalhar com comunicação, você não pode ter preconceito”, afirmou Ana Zambom, Head de Comunicação da Taste Makers.

4 – Não se compare

Segundo dados da WGSN, o Brasil é o país mais ansioso do mundo.

Vidas perfeitas, viagens internacionais, os melhores restaurantes, relacionamentos de conto de fadas… é basicamente a descrição do seu feed, não é mesmo?

Se você já se sentiu mal vendo uma foto ou vídeo de uma influenciadora ou amiga, você passou pelo FOMO (fear of missing out – “medo de estar perdendo algo”).

Algumas vezes, o conteúdo não é de uma influenciadora famosa com a sua nova bolsa da Chanel, mas da sua colega do ensino médio, que te faz questionar as suas escolhas e configuração de vida. O primeiro passo é fazer um detox de redes sociais, dar aquela “limpa” na lista de pessoas que você segue e analisar quem te faz bem e inspira, quem te traz boas sensações, reflexões e informações.

Além disso, faça uma reflexão e entenda o motivo daquilo te incomodar. Às vezes (quase sempre) a carga não está no outro.

Somos únicas e singulares! Não permita que sua mente te compare com alguém pelas redes sociais ou até mesmo no mundo offline (lembra dele?). Não se compare.

Repetindo: não se compare!

5 – Força feminina

As mulheres só tendem a crescer no mercado de trabalho, seja empreendendo ou não.

Empreendedorismo não é apenas “abrir um negócio”, mas mergulhar de cabeça em um trabalho (mas lembra de descansar e que trabalho é uma parte da vida!).

Se possível, se envolva com algo que você acredita, que esteja alinhado com os seus valores, e vá com todo o fogo e calma.



ESCRITO POR Monalisa Cardoso

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Business

14 de agosto

Victoria’s Secret: marca não acompanhou as mudanças de uma geração

Entenda os problemas por trás do posicionamento da marca que ficou famosa pelo Victoria's Secret...

por Giovana Marques
7 de agosto

Luxo em evidência: as 100 empresas mais valiosas do mundo

O mercado de luxo é o que mais cresce no levantamento feito pela consultoria Kantar

por Giovana Marques
17 de março

Novidade na prateleira: A Economia da Moda pelo olhar do italiano Enrico Cietta

Porque hoje um bom modelo de negócios vale mais do que uma boa coleção”; o...

por Amanda Ravelli
13 de maio

Marcas, revistas e influencers: a falta de senso crítico na pandemia

Quando o universo fashion opta por criar narrativas alienadas e fora do contexto social

por Andreia Meneguete

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
6 de novembro

Negócios em foco: 7 Reflexões sobre o Mercado de Luxo com Carlos Ferreirinha

Em palestra no Iguatemi Talks, especialista do mercado de luxo traz insights do segmento para qualquer setor

por Brenda Luchese
5 de novembro

As estratégias da Jacquemus para se tornar “queridinha” no mercado de luxo

Entenda como a marca criada por Simon Jacquemus virou fenômeno e se tornou referência do conceito de novo luxo

por Rebeca Dias
5 de novembro

Cases de Luxo: como a Burberry e Gucci se conectaram com novos consumidores

Veja como as grifes de luxo se adaptaram para atender às transformações dos novos tempos e dos consumidores

por Rebeca Dias
5 de setembro

Fure a bolha: chegou a hora do streetwear brasileiro ganhar destaque global

A consolidação da moda de rua brasileira e como designers de marcas nacionais chegaram a showroom em Paris.

por Júlia Lyz
12 de maio

Copenhagen Fashion Week: conheça semana de moda internacional sustentável

Marcas do evento que visa promover a sustentabilidade precisam respeitar ao menos 18 critérios para inscrição

por Rebeca Dias
12 de maio

Onde está a moda inclusiva? Os desafios para encontrar roupas para o público PcD

Especialista sobre o assunta aponta o preconceito como principal fator para a falta de inclusão na moda

por Beatriz Neves
12 de maio

O QUE O SXSW 2023 E O ÚLTIMO PARIS FASHION WEEK TÊM EM COMUM?

Durante o maior evento de inovação do mundo, a inteligência artificial roubou a cena e nos faz refletir o papel da moda

por Giovanna Schiavon
12 de maio

8 Perfis do Tiktok para Acompanhar e Aprender Sobre o Mercado de Moda

Muito além do look do dia e de dancinhas, o Tiktok permite a democratização e acessibilidade aos conteúdos sobre moda

por Ana Flávia Gimenez