VOCÊ ESTÁ LENDO >> Há séculos “na Moda”, comunidade LGBTQ+ ganha mais espaço nas passarelas
POR Guilherme de Beauharnais | 9 de dezembro

Filipe, o Duque de Orleãns, foi um dos primeiros membros LGBTQ+ a se destacar na moda – graças à aceitação do seu irmão, o rei católico Luís XIV -. Grande apoiador deste sistema na época, o Duque comprava centenas de sapatos e hábitos, parcialmente presenteados ao seu amante e também encomendados em moldes femininos. Mas Filipe era nobre e protegido por nepotismo: mais de 300 anos depois, a comunidade luta por representatividade e espaço de atuação na indústria.

Em 1980, a modelo americana transexual Tracey Norman teve a sua carreira prejudicada depois que o assistente de seu cabeleireiro revelou o seu segredo para a editora da revista Essence, que a estava fotografando. Foi apenas em 2016, quando sua queda foi relatada pela New York Magazine, que Norman voltou ao cenário da moda e o encontrou bem diferente.

Desfile manifesto da Burberry em fevereiro de 2018. Foto: Jamie Stoker / Vogue Int.

Pisa forte na passarela

Casas como Louis Vuitton, Chanel e Dior tiveram em seus desfiles e campanhas modelos como Teddy Quinlivan, Hunter Schafer e Indya Moore, todas mulheres transgêneros. Prada, Gucci e Miu Miu abriram espaço para modelos como Nathan Wrestling, homem transgênero.

De acordo com a consultoria Tagwalk, 25% dos 68 principais desfiles da temporada de primavera/verão 2019 tiveram modelos que se identificam abertamente como queer. Em uma análise de 2016, esse número não ultrapassou de 15%.

O diretor da DM casting, Samuel Scheinman, responsável pela contratação de modelos para Saint Laurent e Louis Vuitton, afirma que, hoje, mais pessoas estão perdendo o medo de que “ser transgênero pode afetar negativamente sua carreira”.

Força trans

No Brasil, a inserção da comunidade trans nesse universo está se fortalecendo e já conta com o seu batalhão de guerreir@s. Lea T foi um dos primeiros nomes nacionais de destaque. A modelo Valentina Sampaio foi contratada pela Victoria’s Secret. E a cantora Liniker assinou um texto para a segunda edição da revista Chime, criada pela grife Gucci.

Partindo dos corredores de Versalhes até as passarelas do século XXI, a comunidade LGBTQ+ lutou e ainda se esforça por espaço. Mas a cada nova temporada, abre portas e derruba preconceitos. Nas palavras do irmão do Duque de Orleãns, o rei Sol: “moda é o espelho da História”. Dessa forma, deve refletir a sociedade e quem faz parte dela.



ESCRITO POR Guilherme de Beauharnais

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Ponto de Vista

17 de junho

Vogue América: relatos de racismo e falta de diversidade

A lendária editora-chefe da Vogue americana, Anna Wintour, está envolvida em relatos de discriminação e...

por Ivan Reis
15 de dezembro

Retorno de Elle Brasil: uma análise do jornalismo de moda

Sob o comando da editora Susana Barbosa, a revista retorna com um novo olhar para a moda brasileira

por Ivan Reis
17 de agosto

Moda masculina: o homem contemporâneo pelo estilista Mário Queiroz

Análise de imagem: o professor e designer explica as transformações na moda masculina hoje

por Ivan Reis
22 de janeiro

Memória adolescente de Coco inspira nova coleção da Chanel

Virginie Vivar revisita o passado da maison em busca de essência, leveza e força

por Giovana Marques

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
22 de novembro

Geração Z e consumo: 7 insights para você entender melhor o público jovem

Totalmente conectados e imersos nas mídias sociais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos ao mercado.

por Carolina Duque
21 de novembro

Jonathan Anderson: o visionário diretor criativo por trás da grife espanhola Loewe

Conheça mais sobre o diretor criativo da Loewe, a marca de luxo mais queridinha do momento

por Carolina Duque
28 de agosto

8 perfis de jornalistas e editoras de moda para seguir no Instagram e se inspirar

Acompanhe a curadoria de moda e rotina dos principais profissionais de moda e inspire-se!

por Carolina Duque
21 de maio

Loewe: conheça os motivos da grife ser a queridinha do universo do luxo

Uma das marcas de luxo mais antigas do mundo chega ao Iguatemi São Paulo e já promete ser sucesso com público jovem

por Carolina Duque
6 de novembro

Negócios em foco: 7 Reflexões sobre o Mercado de Luxo com Carlos Ferreirinha

Em palestra no Iguatemi Talks, especialista do mercado de luxo traz insights do segmento para qualquer setor

por Brenda Luchese
5 de novembro

As estratégias da Jacquemus para se tornar “queridinha” no mercado de luxo

Entenda como a marca criada por Simon Jacquemus virou fenômeno e se tornou referência do conceito de novo luxo

por Rebeca Dias
5 de novembro

Cases de Luxo: como a Burberry e Gucci se conectaram com novos consumidores

Veja como as grifes de luxo se adaptaram para atender às transformações dos novos tempos e dos consumidores

por Rebeca Dias
5 de setembro

Fure a bolha: chegou a hora do streetwear brasileiro ganhar destaque global

A consolidação da moda de rua brasileira e como designers de marcas nacionais chegaram a showroom em Paris.

por Júlia Lyz