A Apartamento 03 emocionou e trouxe poesia à passarela do SPFW. A coleção teve como inspiração a estética Butoh, estilo de dança criado no Japão pós-guerra. João Butoh, nome mais relevante desta arte na América Latina, performou na apresentação e convidou todos a se entregar ao ritmo.
Marca trabalhou os conceitos de leveza e peso, esperança e dificuldade, nas suas peças. Foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE
A marca conseguiu trabalhar de forma coesa a inspiração em cada uma de suas peças. O resultado dialoga diretamente com o caótico tempo atual, com a importância de se ter esperança. O uso de tons mais escuros que progressivamente caminham para os mais claros ilustra poeticamente este sentimento.
Vestidos e casacos com a estampa do coreógrafo Kazuo Ohno atualizam e criam laço com a estética Butoh. Calçados compostos por crisálidas têm muito a dizer sobre nosso peso carnal, mas também sobre leveza de espírito.
Roupa com memória
Ternos oversized remetiam aos “tecidos com memória”, ou seja, roupas de antigas gerações, que carregam história e afeto. Luvas, sedas, tules, crepes, cada um desses detalhes valorizou o corpo por si só, sem impor qualquer regra sobre eles, apenas moldando-os.
É uma reflexão sobre espiritualidade e o ser humano, logo, resistência. O que é vestido reflete muito sobre a história. Resistir é não esquecer, vestir é reviver.