VOCÊ ESTÁ LENDO >> Tom Ford parte em direção a Los Angeles durante NYFW
POR Guilherme de Beauharnais | 11 de fevereiro

Na última sexta-feira (07/02), Tom Ford apresentou sua coleção outono-inverno 2020/21 em Los Angeles, no primeiro dia da semana de moda de Nova York – que se estende até o dia 12/02 -. Ford, que fundou sua marca em 2006 depois de atuar como diretor criativo para Yves Saint Laurent e Gucci, assumiu como chairman do Conselho de Estilistas Norte-Americanos (CFDA) em junho do ano passado.

O glamour da coleção alcançou o ápice com o vestido longo brilhante enfeitado com dois laços de veludo preto que a modelo Bella Hadid usou em uma caminhada dramática. Foto: Calla Kessler/The New York Times

A decisão de levar seu mais recente desfile para o outro lado dos Estados Unidos foi tão natural quanto estratégica. O estilista sempre foi apaixonado pela cidade, especialmente por sua ligação com o cinema (Ford também é um premiado diretor). Além disso, o início da NYFW de fevereiro coincidiu com o fim de semana do Oscar: “A última vez que isso aconteceu (há 5 anos) eu desfilei em Los Angeles. Funcionou muito bem”, ele explicou.

A coleção foi uma ode à simplicidade e à praticidade, sem perder em momento algum a sofisticação. “É chique, possivelmente um pouco chapado, e muito sensual” comentou Ford, que se inspirou em uma fotografia de 1967 tirada por Bob Richardson do Barão Alexis de Waldner e Donna Mitchell dividindo um cigarro.

Atento e contemporâneo

Homens e mulheres dividiram a passarela em uma atmosfera moderna e sóbria, com tecidos leves e fluidos e alguns intervalos de ousadia. O estilista resgatou o jeans – que não usava em seus desfiles desde 2015 – e o combinou com casacos pretos e cinzas, criando visuais essencialmente urbanos.

O uso das cores dificilmente marcou o desfile. Saias longas de paetê e suéteres de gola alta apareceram em magenta e azul suave, dividindo espaço com blazers florais em tons de lavanda e rosa antigo. A peça de maior intensidade foi um cafetã laranja vibrante em provável referência ao pôr-do-sol da Califórnia. Ainda assim, os acessórios combinaram perfeitamente cor e fluidez: brincos de penas apareceram em tons desde preto e cinza até o verde e o amarelo.

O glamour da coleção alcançou o ápice com o vestido longo brilhante enfeitado com dois laços de veludo preto que a modelo Bella Hadid usou em uma caminhada dramática. Um vestido de noiva branco de renda com dois laços de veludo no mesmo tom encerrou o desfile.

Tom Ford foi direto em sua mensagem: os preparativos para a nova década devem refletir as necessidades do consumidor. Conforto, leveza e praticidade são indispensáveis, mas o momento também pede elegância e sensualidade. Mais uma vez, Ford explicita com sua coleção o perfil de seu cliente: confiante e preparado, seja para um dia na cidade, uma tarde no litoral ou uma noite no tapete vermelho – ou quem sabe, até mesmo os três juntos -.



ESCRITO POR Guilherme de Beauharnais

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Moda

3 de maio

Jornalismo de moda x coronavírus: sensibilidade ou alienação social?

Retrato social: análise semiótica do jornalismo de moda durante a pandemia.

por Andreia Meneguete Yasmin Carolino
10 de fevereiro

Beleza masculina: o mercado que só cresce

Muito mais vaidoso que seus antepassados, o homem do século 21 é marcado principalmente pelo...

por Karlos Ferrera Andreia Meneguete
5 de outubro

Fashion job: aprendizados de carreira com “Emily em Paris”

Drible os clichês da série e veja como ter alguns insights profissionais com a divertida PR americana

por Andreia Meneguete
28 de agosto

Figurino do filme ‘Spencer’: o papel das marcas de moda no cinema

Filme sobre Lady Di traz figurino assinado por Chanel e mostra o poder das marcas nas narrativas em torno de biografias

por Carol Hossni

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
22 de novembro

Geração Z e consumo: 7 insights para você entender melhor o público jovem

Totalmente conectados e imersos nas mídias sociais, esses jovens trazem novas expectativas e comportamentos ao mercado.

por Carolina Duque
21 de novembro

Jonathan Anderson: o visionário diretor criativo por trás da grife espanhola Loewe

Conheça mais sobre o diretor criativo da Loewe, a marca de luxo mais queridinha do momento

por Carolina Duque
28 de agosto

8 perfis de jornalistas e editoras de moda para seguir no Instagram e se inspirar

Acompanhe a curadoria de moda e rotina dos principais profissionais de moda e inspire-se!

por Carolina Duque
21 de maio

Loewe: conheça os motivos da grife ser a queridinha do universo do luxo

Uma das marcas de luxo mais antigas do mundo chega ao Iguatemi São Paulo e já promete ser sucesso com público jovem

por Carolina Duque
6 de novembro

Negócios em foco: 7 Reflexões sobre o Mercado de Luxo com Carlos Ferreirinha

Em palestra no Iguatemi Talks, especialista do mercado de luxo traz insights do segmento para qualquer setor

por Brenda Luchese
5 de novembro

As estratégias da Jacquemus para se tornar “queridinha” no mercado de luxo

Entenda como a marca criada por Simon Jacquemus virou fenômeno e se tornou referência do conceito de novo luxo

por Rebeca Dias
5 de novembro

Cases de Luxo: como a Burberry e Gucci se conectaram com novos consumidores

Veja como as grifes de luxo se adaptaram para atender às transformações dos novos tempos e dos consumidores

por Rebeca Dias
5 de setembro

Fure a bolha: chegou a hora do streetwear brasileiro ganhar destaque global

A consolidação da moda de rua brasileira e como designers de marcas nacionais chegaram a showroom em Paris.

por Júlia Lyz