VOCÊ ESTÁ LENDO >> Oscar de la Renta tem coleção confusa e inconsistente
POR Guilherme de Beauharnais | 13 de fevereiro

Na última terça-feira (11/02), Laura Kim e Fernando Garcia apresentaram, durante a NYFW, a coleção outono-inverno 2020/21 de Oscar de la Renta, grife na qual são co-diretores criativos desde 2016. Ambos já haviam trabalhado para a marca na época em que seu fundador ainda estava vivo, mas com sua morte em 2014, a dupla resolveu abrir em conjunto a Monse. Depois que Peter Copping, sucessor de la Renta, deixou a marca após 21 meses, Kim e Garcia foram chamados de volta como co-criadores.

Os estilistas deixaram a apresentação ao lado da modelo Bella Hadid, que estava com um vestido curto de veludo vermelho, capuz e capa de plumas, em uma versão excêntrica de Chapeuzinho Vermelho. Foto: Alessandro Lucioni / Gorunway.com

A última imagem do desfile – que atrasou em quase uma hora – talvez seja uma boa ilustração da natureza desconcertante da coleção: os dois estilistas deixaram a apresentação ao lado da modelo Bella Hadid, que estava com um vestido curto de veludo vermelho, capuz e capa de plumas, em uma versão excêntrica de Chapeuzinho Vermelho.

Mistura-mistura

Se houve um vilão nesse “conto de fadas” foi o mau planejamento e a inconsistência entre as 51 peças que desfilaram. As primeiras modelos preludiaram um tom urbano e minimalista de color-blocking que rapidamente se transformou em estampas maxi-florais em tons de branco, preto, rosa e vermelho. Na mesma velocidade, entraram vestidos brilhantes de cetim em cores lisas que seriam logo substituídos por padronagens geométricas, como os losangos pretos e brancos que trouxeram imediatamente à memória as estampas arlequinais de Gianni Versace dos anos 80 – e que Olivier Rousteing já reviveu há 15 temporadas, em sua coleção de primavera-verão 2013 para a Balmain -.

Os vestidos longos de festa mesclaram veludo, plumas, lamê, bordados e tule que, apesar de terem produzidos algumas belas peças, em conjunto pareceram caóticos e deslocados. Entre as estampas, houve referência ao céu do pós-impressionista Van Gogh em “Noite Estrelada”, enquanto uma modelo desfilou um bordado de fogos de artifício, evocando uma atmosfera Disney. Outras estampas traziam elementos dos quadros barrocos de Caravaggio e a dupla de estilistas ainda tentou, aqui e acolá, insinuar uma estética greco-romana, já explorada à exaustão por Maria Grazia Chiuri na coleção de alta-costura primavera-verão 2020 da Dior, apresentada no mês passado.

Raízes da inspiração

Segundo Kim e Garcia, as fotos do Baile Preto e Branco (organizado em 1966 em Nova York por Truman Capote em homenagem à Katherine Graham) serviram como referência. O embaraço surge quando a elegância da festa dos anos 60 em nada se assemelha ao turbilhão de propostas estéticas trazidas pela dupla, o que causa desconforto e inquietação no espectador.

Individualmente, as peças têm charme e potencial: a atriz Scarlett Johansson vestiu, na última edição do Oscar (09/02), tiras brilhantes criadas pela dupla e que apareceram nesse desfile. O problema com as criações de Fernando Garcia e Laura Kim foi a falta de um elo. O desfile, confuso e sem alma, deixa nessa edição da NYFW um vazio que implora por ser preenchido com mais consistência e objetividade na próxima temporada.



ESCRITO POR Guilherme de Beauharnais

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Moda

9 de dezembro

Jornalismo de Moda: e se a autora Clarice Lispector fosse capa da Vogue?

No mês que Clarice Lispector faria 100 anos, conheça a relação da escritora com o jornalismo de moda

por Ivan Reis
17 de abril

As questões políticas e feministas por trás da História da Moda

Como as mulheres utilizaram seus trajes para demarcar seus espaços e provar que se vestir é um ato político.

por Júlia Vilaça
17 de setembro

Burberry lança aplicativo para clientes VIP

Em parceria com a Apple, ferramenta promove aproximação com o público, estimula as vendas e...

por Giovana Marques
12 de maio

Deserto do Atacama: o lixão da indústria têxtil que recebe descartes de todo o mundo

Roupas de grandes marcas são descartadas em aterros clandestinos em uma das principais paisagens da América do Sul

por Renata Marins

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
6 de novembro

Negócios em foco: 7 Reflexões sobre o Mercado de Luxo com Carlos Ferreirinha

Em palestra no Iguatemi Talks, especialista do mercado de luxo traz insights do segmento para qualquer setor

por Brenda Luchese
5 de novembro

As estratégias da Jacquemus para se tornar “queridinha” no mercado de luxo

Entenda como a marca criada por Simon Jacquemus virou fenômeno e se tornou referência do conceito de novo luxo

por Rebeca Dias
5 de novembro

Cases de Luxo: como a Burberry e Gucci se conectaram com novos consumidores

Veja como as grifes de luxo se adaptaram para atender às transformações dos novos tempos e dos consumidores

por Rebeca Dias
5 de setembro

Fure a bolha: chegou a hora do streetwear brasileiro ganhar destaque global

A consolidação da moda de rua brasileira e como designers de marcas nacionais chegaram a showroom em Paris.

por Júlia Lyz
12 de maio

Copenhagen Fashion Week: conheça semana de moda internacional sustentável

Marcas do evento que visa promover a sustentabilidade precisam respeitar ao menos 18 critérios para inscrição

por Rebeca Dias
12 de maio

Onde está a moda inclusiva? Os desafios para encontrar roupas para o público PcD

Especialista sobre o assunta aponta o preconceito como principal fator para a falta de inclusão na moda

por Beatriz Neves
12 de maio

O QUE O SXSW 2023 E O ÚLTIMO PARIS FASHION WEEK TÊM EM COMUM?

Durante o maior evento de inovação do mundo, a inteligência artificial roubou a cena e nos faz refletir o papel da moda

por Giovanna Schiavon
12 de maio

8 Perfis do Tiktok para Acompanhar e Aprender Sobre o Mercado de Moda

Muito além do look do dia e de dancinhas, o Tiktok permite a democratização e acessibilidade aos conteúdos sobre moda

por Ana Flávia Gimenez