VOCÊ ESTÁ LENDO >> Christopher Bailey: o nome que abrilhantou a Burberry
POR Raíssa Zogbi | 11 de fevereiro

Não é um mero xadrez. É o xadrez mais famoso do mundo. É o xadrez estampado em casacos, capas, bolsas, biquínis, cintos, maiôs, bonés, gravatas e, claro, no icônico trench coat. É o xadrez que não perde a graça, mesmo com mais de 150 anos de existência. É o xadrez que ganhou releituras para buscar novos públicos. O resultado? Xeque-mate! Uma jogada de mestre. O dono do tabuleiro? Ninguém menos do que Christopher Bailey, chief creative officer e presidente da Burberry.

Christopher Bailey: o cara que tirou a Burberry do ostracismo fashion

 

Britânico da cabeça aos pés, hoje um dos mais renomados e remunerados estilistas de moda do mundo, parece ter alcançado o equilíbrio perfeito entre o tradicional e o inovador. Bailey descobriu a essência e mirou no DNA marcante da grife com total sintonia com o lema Prorsum da Burberry, que quer dizer “adiante” ou “para frente”, em latim.

A receita do sucesso está longe de ser desvendada, mas alguns ingredientes podem ser facilmente percebidos. Um deles é a intensa conexão de Christopher com o Reino Unido e, assim como a marca, ele respira Londres. Filho de um carpinteiro de classe média e de uma vitrinista da Marks & Spencer, Bailey foi criado no interior da Inglaterra e constantemente busca inspirações para suas coleções em todas as camadas sociais britânicas. Aliás, se tem uma coisa que Bailey faz com maestria é romper barreiras por meio de suas peças que carregam o andar londrino a cada canto e transforma tendência em essência, micro em macro.

E, por falar em macro, no mundo digital ele é rei. Com ousadia e sensatez, colocou a Burberry no pódio das preferidas e mais lucrativas grifes, por ser considerada uma das pioneiras no investimento online, com o contato com o público pelas redes sociais, com a transmissão de desfiles ao vivo e a aposta no modelo “see now buy now”. Em 2010, veio a primeira prova de que estava no caminho certo: conquistou a primeira edição do prêmio de Inovação Digital concedido pelo British Fashion Council (BFC), conselho de moda do Reino Unido.

Bailey é um dos responsáveis por fazer a marca ser referência nas plataformas digitais

Mas, não parou por aí. O designer deu novo fôlego fashion às coleções. No famoso trench coat, injetou boa dose de jovialidade. Tecidos metalizados, plastificados, cores, brilho e lurex trouxeram um ar completamente novo ao tradicional casaco cáqui e conquistaram os mais novos consumidores. E para badalar a marca, Bailey soube conquistar as celebridades. Hoje, a Burberry é a queridinha dos closets de ninguém menos do que Emma Watson, Kate Moss, Taylor Swift e Sienna Miller.

Mudanças? Elas não o intimidam. Com versatilidade, proatividade e uma mente estratégica, Bailey não mede esforços para criar, recriar e inovar a Burberry. E seu sucesso não nasceu na marca. Donna Karan foi o primeiro grande nome a reconhecer o talento do designer e o levou para Nova York em 1994 para integrar sua equipe de estilo feminino. Em 1996, Christopher foi trabalhar como designer sênior com Tom Ford na Gucci, em Milão, até receber o convite de entrar para a Burberry. E foi aí que explodiu. Venceu diversos prêmios e se tornou o primeiro estilista a acumular as funções de CEO e de Chief Creative Officer em uma marca. E, em um sistema de troca de estilista, ele se destaca como flexível e sempre pronto para a próxima. Da marca londrina com mais de 150 anos para o mundo. Prorsum, Bailey! (por RAÍSSA ZOGBI)



ESCRITO POR Raíssa Zogbi

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Moda

15 de março

Para ler: 5 livros para entender moda masculina

Quer saber mais sobre moda masculina? Então, veja os livros que separamos para você iniciar a sua jornada de estudos

por Ivan Reis
12 de maio

Deserto do Atacama: o lixão da indústria têxtil que recebe descartes de todo o mundo

Roupas de grandes marcas são descartadas em aterros clandestinos em uma das principais paisagens da América do Sul

por Renata Marins
14 de novembro

Anote na agenda: Talk Fashion Branding & Drinks

Um encontro (com bons drinks, vale dizer!) para dialogar sobre marcas de moda que andam...

por Andreia Meneguete
26 de maio

História: a moda nos tempos das pandemias

Peste negra, varíola, gripe espanhola e coronavírus. A moda retratada em momentos de crises sanitárias.

por Guilherme de Beauharnais

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
6 de novembro

Negócios em foco: 7 Reflexões sobre o Mercado de Luxo com Carlos Ferreirinha

Em palestra no Iguatemi Talks, especialista do mercado de luxo traz insights do segmento para qualquer setor

por Brenda Luchese
5 de novembro

As estratégias da Jacquemus para se tornar “queridinha” no mercado de luxo

Entenda como a marca criada por Simon Jacquemus virou fenômeno e se tornou referência do conceito de novo luxo

por Rebeca Dias
5 de novembro

Cases de Luxo: como a Burberry e Gucci se conectaram com novos consumidores

Veja como as grifes de luxo se adaptaram para atender às transformações dos novos tempos e dos consumidores

por Rebeca Dias
5 de setembro

Fure a bolha: chegou a hora do streetwear brasileiro ganhar destaque global

A consolidação da moda de rua brasileira e como designers de marcas nacionais chegaram a showroom em Paris.

por Júlia Lyz
12 de maio

Copenhagen Fashion Week: conheça semana de moda internacional sustentável

Marcas do evento que visa promover a sustentabilidade precisam respeitar ao menos 18 critérios para inscrição

por Rebeca Dias
12 de maio

Onde está a moda inclusiva? Os desafios para encontrar roupas para o público PcD

Especialista sobre o assunta aponta o preconceito como principal fator para a falta de inclusão na moda

por Beatriz Neves
12 de maio

O QUE O SXSW 2023 E O ÚLTIMO PARIS FASHION WEEK TÊM EM COMUM?

Durante o maior evento de inovação do mundo, a inteligência artificial roubou a cena e nos faz refletir o papel da moda

por Giovanna Schiavon
12 de maio

8 Perfis do Tiktok para Acompanhar e Aprender Sobre o Mercado de Moda

Muito além do look do dia e de dancinhas, o Tiktok permite a democratização e acessibilidade aos conteúdos sobre moda

por Ana Flávia Gimenez