Diga-me como te mostras ao mundo que eu te direi quem és. Não tem jeito: a nossa imagem pessoal é a ponte que mostra quem somos e como lidamos com questões como autoestima, segurança, confiança e trato com o mundo exterior. Sim, a sociedade contemporânea consome imagens a todo momento, e a imagem pessoal é uma delas.
Parece um discurso aprisionador no primeiro momento, mas vamos pensar: você está numa reunião com uma pessoa que está bem-disposta, traje alinhado à ocasião e aparência bem cuidada (não estamos falando de padrão de beleza, ok?). Do outro lado da mesa, tem uma pessoa com fios de cabelo despenteados, cara de sono e uma roupa que quase serviria para um passeio ao parque num domingo. Qual das duas tendem a passar mais aptidão, consistência e segurança para conduzir uma conversa? A resposta (e reflexão) fica com você.
Pensando nesse assunto, o livro Moda à Brasileira, de Alice Ferraz, CEO do grupo F*hits, o canal de maior audiência feminina da América Latina que reúne as maiores influenciadoras digitais de moda, beleza e lifestyle do Brasil faz jus ao subtítulo de “o guia imprescindível para os novos tempos da moda”. Com uma linguagem fluida, Alice conversa com seu leitor como se já o conhecesse e o apresenta ao universo de planejamento de estilo, desde as referências e planejamentos iniciais até deixá-lo pronto para sair buscar sua melhor versão.
Longe daqueles guias de estilo padronizado, o leitor é levado a reflexão para o autoconhecimento do seu corpo e da imagem que quer passar. O objetivo é ensinar como se apresentar da melhor forma mas, acima de tudo, respeitando a individualidade de cada um. Levantamos aqui os 5 principais insights que a autora traz para você começar a compreender qual o melhor caminho para estar sempre bem com a sua imagem seja qual for a ocasião.
CADERNO SELETIVO DE IMAGENS
Moodboard – viaje, no sentido literal da palavra. Não precisa necessariamente ir para nenhum destino se seu orçamento não permitir, viaje pela internet, busque referencias de lugares distantes e nem tão distantes assim. Busque ver coisas que estão fora de seu usual e tente absorver o máximo possível. Depois disso, faça uma seleção de imagens que te inspiram e que tem a ver com sua realidade (de nada adianta escolher inspirações invernais se você mora uma cidade superquente). “Esteja aberta, olhe com profundidade e, como gosto de dizer, “seja porosa”, ou seja, deixe-se influenciar, deixe entrar. Só assim depois dessa mistura algo novo vai surgir. Você e seu estilo próprio”
RESPEITE OS LIMITES
Use a moda a favor da sua idade. Aprenda a valorizar sua beleza de acordo com a sua idade. Seja nos 20, 30, 40, 50 ou mais, a moda pode ser sua aliada para te deixar ainda mais confiante em qualquer ocasião. “O importante é saber jogar a seu favor”.
SEM MODISMO
“ É preciso olhar para si mesma e começar a adaptar, encarar o espelho de frente. E de lado. E de costas”. É preciso conhecer seu corpo e seus ângulos para saber o que te favorece, o que você sente confiança independente das tendências da passarela. Não use X peça porque ela está na moda se ela não tem nada a ver com você!
RECONHEÇA OS ALIADOS
Escolha tecidos, cores e peças que te valorizam, mas não esqueça de ter bom senso e usá-los de forma adequada em cada ocasião. “Quando você encontra marcas que valorizem seus pontos fortes, assim como pessoas, chefe, amigos e amores que valorizem quem você é, tudo dá certo!”
EQUÍLIBRIO SEMPRE
“Quem destaca tudo, no final não destaca nada”. Jamais esqueça essa frase e faça dela o seu mantra. Saiba dosar os pontos focais da sua roupa. Se você que usar alguma coisa muito curta, tudo bem, mas pegue leve na maquiagem e no resto da roupa. O mesmo vale para um decote profundo e para a maquiagem bem pesada.