VOCÊ ESTÁ LENDO >> 9 livros de moda que você tem que ler
POR Andreia Meneguete João Arthur Marinho | 11 de fevereiro

A moda traz consigo a ideia de novidade e transformação. No entanto, uma coisa nunca se altera para os amantes desse universo: a sede por informações. Saber sobre sua história e compreender o seu propósito em uma sociedade são formas interessantes de conseguir atualizar não somente o guarda-roupa, mas também o conhecimento. Aproveite nossas dicas de leitura para enriquecer seu repertório e repensar acerca desse tema tão prazeroso. (por JOÃO ARTHUR MARINHO)

  • O Espírito das Roupas – Gilda de Mello e Souza
    Através da análise de fotografias, gravuras, pinturas e de testemunhos proferidos por cronistas e romancistas, a autora Gilda de Mello e Souza mostra de forma sensível uma visão dinâmica da funcionalidade das roupas e suas significações diante das transformações sociais ocorridas no século XIX.
  • Sociologia da Moda – Fréderic Godart
    O sociólogo Fréderic Godart defende a moda como um fato social complexo que se relaciona com áreas diversas, tais como: economia, artes e política. A obra analisa as várias facetas da moda e possibilita o seu entendimento como forma de expressão de uma identidade social.
  • Moda em Diálogos: Entrevistas com Pensadores – Tarcisio D’Almeida
    Críticas, ideias e contextualizações a respeito do mundo da moda trazem para o leitor reflexões capazes de mostrar como esse fenômeno influencia a realidade contemporânea. Grandes pensadores de distintas áreas do saber, a exemplo do filósofo francês Gilles Lipovetsky e da socióloga norte-americana Diana Crane, fazem parte da lista de entrevistados que contribuíram com a elaboração deste livro.
  • História da Moda no Brasil – Gilda Chataignier
    O livro retrata detalhadamente a forma de vestir em diferentes épocas da história. Seguindo uma ordem cronológica que se inicia no século XVI e chega até o século XXI, o autor explica a variação de padrões de beleza e comenta sobre demais curiosidades da cultura de moda que acompanharam o desenvolvimento da sociedade brasileira.
  • A Moda Imita a Vida – André Carvalhal
    A vida das pessoas é moldada de acordo com aspectos comportamentais que contribuem para a criação de uma imagem. André Carvalhal traz em seu livro exemplos de profissionais – como Ronaldo Fraga e Oskar Metsavaht – que criaram suas marcas e conseguiram se consolidar no mercado através de escolhas que podem ser comparadas àquelas tomadas ao longo do desenvolvimento da identidade humana.
  • Moda com Propósito – André Carvalhal
    Visando despertar questionamentos sobre o sistema capitalista e o consumo desenfreado, Carvalhal aborda em seu texto temas mercadológicos de grande relevância, tais como: a oferta excessiva de produtos, meio ambiente e qual propósito deveria nortear as marcas na atualidade.
  • História Social da Moda – Daniela Calanca
    A evolução da moda conta com variações destinadas à questão da diferenciação, seja ela relacionada aos gêneros, às classes sociais ou às imposições sofridas pelo povo ao longo da história. A autora traça um panorama a fim de possibilitar o entendimento do espaço conquistado pela moda na atual estrutura da sociedade.
  • O Império do Efêmero – Gilles Lipovetsky
    Diante da incessante busca por novidades criada pelo desejo humano, o filósofo francês Gilles Lipovestsky levanta reflexões acerca da efemeridade e frivolidade tão presentes no fenômeno moda contido no mundo moderno e globalizado. Utilizando referências sociais históricas, o autor passeia entre os antagônicos universos do coletivismo e da individualidade.
  • Cronologia da Moda: De Maria Antonieta a Alexander McQueen – NJ Stevenson
    NJ Stevenson exibe em suas páginas uma “passarela” com os principais looks da alta-costura e do prêt-à-porter criados por grandes costureiros e designers – a exemplo de Dior, Chanel e Alexander McQueen – desde o final do século XVIII, quando Maria Antonieta era notada por sua ousadia e exuberância, até os dias atuais. De olho no passado, a autora fala ainda de tendências que até 2020 estarão em voga.



ESCRITO POR Andreia Meneguete
Founder @iam.inteligenciaemmoda, lecturer na @nafaap e @iedsp. Consultorias, treinamentos e palestras comunicação, varejo de moda e beleza.

Founder @iam.inteligenciaemmoda, lecturer na @nafaap e @iedsp. Consultorias, treinamentos e palestras comunicação, varejo de moda e beleza.
ESCRITO POR João Arthur Marinho

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

LEIA MAIS EM Moda

8 de julho

O reino encantado (e digital) de Dior

Adaptando-se à pandemia, Christian Dior abriu na última segunda-feira (06/07), em Paris, a temporada de...

por Ivan Reis
10 de fevereiro

Beleza masculina: o mercado que só cresce

Muito mais vaidoso que seus antepassados, o homem do século 21 é marcado principalmente pelo...

por Karlos Ferrera Andreia Meneguete
11 de fevereiro

Demna Gvasalia, o nome da vez na moda

Não há duvidas de que Demna Gvasalia é o estilista do momento. Suas ideias visionárias...

por Rafaela Carazzai
11 de fevereiro

Tom Ford parte em direção a Los Angeles durante NYFW

Às vésperas do Oscar, desfile foi leve, glamouroso e sensual

por Guilherme de Beauharnais

ÚLTIMAS POSTAGENS

Arraste para o lado
6 de novembro

Negócios em foco: 7 Reflexões sobre o Mercado de Luxo com Carlos Ferreirinha

Em palestra no Iguatemi Talks, especialista do mercado de luxo traz insights do segmento para qualquer setor

por Brenda Luchese
5 de novembro

As estratégias da Jacquemus para se tornar “queridinha” no mercado de luxo

Entenda como a marca criada por Simon Jacquemus virou fenômeno e se tornou referência do conceito de novo luxo

por Rebeca Dias
5 de novembro

Cases de Luxo: como a Burberry e Gucci se conectaram com novos consumidores

Veja como as grifes de luxo se adaptaram para atender às transformações dos novos tempos e dos consumidores

por Rebeca Dias
5 de setembro

Fure a bolha: chegou a hora do streetwear brasileiro ganhar destaque global

A consolidação da moda de rua brasileira e como designers de marcas nacionais chegaram a showroom em Paris.

por Júlia Lyz
12 de maio

Copenhagen Fashion Week: conheça semana de moda internacional sustentável

Marcas do evento que visa promover a sustentabilidade precisam respeitar ao menos 18 critérios para inscrição

por Rebeca Dias
12 de maio

Onde está a moda inclusiva? Os desafios para encontrar roupas para o público PcD

Especialista sobre o assunta aponta o preconceito como principal fator para a falta de inclusão na moda

por Beatriz Neves
12 de maio

O QUE O SXSW 2023 E O ÚLTIMO PARIS FASHION WEEK TÊM EM COMUM?

Durante o maior evento de inovação do mundo, a inteligência artificial roubou a cena e nos faz refletir o papel da moda

por Giovanna Schiavon
12 de maio

8 Perfis do Tiktok para Acompanhar e Aprender Sobre o Mercado de Moda

Muito além do look do dia e de dancinhas, o Tiktok permite a democratização e acessibilidade aos conteúdos sobre moda

por Ana Flávia Gimenez