fbpx
Moda
Moda

Curso de Moda em Londres: estude tendências, varejo e comunicação na capital britânica

Andreia Meneguete |10.fev.20

Uma viagem para quem deseja unir moda e estratégia de comunicação com atividades práticas em Londres, uma das maiores capitais fashionistas e de cultura de moda. Com uma programação diferenciada e cheia de conteúdo, o aluno vai ter a oportunidade de aprender tendências de consumo e cultura de moda alinhadas à estratégia de negócio de uma marca vivenciando a dinâmica da cidade londrina. O roteiro foi montado para que cada participante possa vivenciar a visão de um profissional de comunicação de moda.

De análises sobre comportamento do consumidor, vitrines de lojas de luxo e fast-fashion, passando pelo estudo da linguagem imagética e textual nas mídias sociais, comparação de preços e categorias de produtos ao posicionamento das marcas, o estudante terá a oportunidade de compreender como as marcas conversam com seus clientes e quais instrumentos utilizam em sua comunicação. Além disso, visitas ao principais museus, ruas e galerias farão parte do calendário de aula.

INSCRIÇÕES AQUI

Curso de Moda em Londres

Os estudantes vão poder explorar as disciplinas de tendências de comportamento de consumo, comunicação e varejo de moda em uma semana cheia de conteúdo e prática

 

Curso Teórico Presencial em São Paulo | Preparativo para Viagem

Sábado, dia 22/08, das 9h às 18h, em São Paulo, Lobo Criativo

Como entender de forma prática as tendências de consumo e aplicá-las em uma marca de moda. Aula que vai unir teoria e cases de mercado para que o aluno possa compreender todo o processo de um olhar sensível aos comportamentos emergentes e como marcas de sucesso adotam essas tendências.

A cidade de Londres (vanguarda criativa) será também base para exemplos de como é possível mapear a rua, vitrines e desfiles de moda quando se deseja entender o que é tendência tanto de consumo quanto estilo de moda.

PROGRAMA DA AULA TEÓRICA

1. Londres e a Moda: uma imersão na cidade e sua relação com o universo fashion. Resgate histórico social e as relações da cidade britânica com a moda.

2. Desfiles e análises: como surgiram as semanas de moda na sociedade e as particularidades de cada cidade em relação à moda.

3. Principais Marcas Inglesas e os seus diretores criativos.

4. A realeza e a moda: a história da aristocracia britânica com a moda.

5. A história das grandes magazines e a evolução da sociedade de consumo diante da moda. Conhecendo a história da Harrods, Selfridges, Dover Street Market, Liberty e Harvey Nichols e Marks & Spencer.

6. Mapeamento de Tendências: afinal o que é o coolhunting? O que são tendências de comportamento de consumo e como mapeá-las na sociedade. Como as macrotendências se tornam apoio de tendências de estilo e consumo na moda.

7. Qual o perfil do novo consumidor de moda: afinal o que ele deseja?

8. Marcas de moda usando tendências em seus discursos, comunicação e produtos: como analisar e aplicar no dia a dia de trabalho.

9. Reflexões, direcionamentos e dúvidas.

INSCRIÇÕES AQUI

1º Dia de Curso: Cultura de Moda e Rua

Domingo, 06/9, das 10h00 às 19h00

*Conteúdo de Aula: reconhecimento de território de consumo de moda em Londres e o comportamento do consumidor nas regiões de cultura de rua.

a. Old Spitafields Market: o trabalho artesanal e o estilo vintage e sua forma de existência dentro de um centro cosmopolita.

b. Brick lane Street: a manifestação da criatividade na moda e na rua.

c. Brick Lane Vintage Market: local tradicional de venda de peças exclusivas antigas de grifes e artistas locais

d. Nomadic Community Garden: o espaço que ressignificou o lixo em arte e trouxe a comunidade para dialogar e conviver com o excesso de resíduos produzidos.

e. London Eye: visita à London Eye + Drinks.

2º Dia de Curso: Fashion Retail + Branding Experience

Segunda-feira, 07/9, das 10h00 às 19h00

Conteúdo de Aula: a comunicação construída no ponto de venda; como as marcas passam sua identidade por meio das vitrines e como os consumidores reagem a ela.

a. Tour guiado para análise: lojas de luxo e fast-fashion da Oxford Street e Regente Street.

b. Selfridges (Atividade Prática) na loja de departamento britânica, que foi reconhecida na história por reinventar a experiência do varejo e contato com o consumidor.

c. Visita guiada com atividade prática na Liberty London: loja que é símbolo de Londres por suas estampas e collabs criativas com marcas famosas.

d. Visita guiada à loja conceito da Burberry + atividade prática sobre comunicação estratégica de moda.

e. Visita à loja de departamento Marks & Spencer + atividade prática.

f. Visita à Conde-Nast International Library | Livraria Conceito de Moda: localizada no mesmo prédio que é a redação da Vogue Britânica, a livraria oferece todos os títulos de moda do mundo.

3º Dia de Curso: Música, Arte, Moda e Rua

Terça-feira, 08/9, das 10h00 às 19h00

*Conteúdo de Aula: análise de posicionamento de marca, a coerência de manter a comunicação da marca no território estabelecido e como a estratégia da comunicação deve ser alinhada ao negócio da marca.

a. Visita ao Fashion and Textile Museum
b. Almoço no Shake-Shack Covent Garden
c. Covent Garden: tour exploratório no bairro cool de Londres. Visita às principais grifes famosas localizadas na região e como são as manifestações e comunicações de cada marca.
d. Visita à Galeria Melissa (atividade prática): o trabalho de branding e internacionalização de uma marca brasileira conhecida mundialmente.

4º Dia de Curso: Moda, Luxo e Arte

Quarta-feira, 09/9, das 10h00 às 19h00

*Conteúdo de Aula: como o luxo tradicional é consumido na sua essência dentro de experiências para encantar o consumidor que tem exigência no momento da compra. Dia que é marcado por atividades práticas de registros fotográficos de vitrines de luxo e streetstyle.

a. Victoria & Albert Museum: tour pela exposições de moda disponível no museu consagrado britânico.

b. Atividade exploratória de Fashion Retail | Visita guiada à famosa loja de departamento britânica Harrods para analisar as principais lojas de luxo, como: Burberry, Chanel, Dior, Prada, YSL, Fendi, entre outras. Além de analisar as marcas de esporte, design, decoração e beleza.

c. Visita à Harvey Nichols, loja de luxo com principais marcas e com uma linguagem contemporânea.

5º Dia de Curso: Conectando a arte e a moda

Quinta-feira, 10/9, das 10h00 às 19h00

*Conteúdo de Aula: um dia inteiro para conhecer a renomada alfaiataria britânica instalada na tradicional Savile Row, rua que aloca os principais alfaiates e marcas do segmento. Momento para analisar a arte na comunicação e campanhas de moda.

a. Savile Row: como funciona a rua mais famosa do mundo quando o assunto é alfaiataria. E como esse segmento trabalha as peculiaridades da sua comunicação e público-alvo.

b. Design Museu: um momento para pensar sobre o design no dia a dia e como a estética leva valor para a comunicação criada na moda.

c. Fashion Culture: visita à Foyles, uma das melhores livrarias de Londres, e sugestão de compras de livros de comunicação e moda.

Fashion Museum, Bath, England

6º Dia de Curso: História da Moda

Sexta-feira, 11/9, das 09h00 às 19h00

*Conteúdo de Aula: Visita ao Museu da Moda na cidade de Bath, localizada a 185 km de distância de Londres. Uma verdadeira aula de história da moda dentro de um museu que traz peças de diferentes momentos da sociedade, passando pela contemporaneidade, trazendo looks de vários desfiles famosos da alta-costura francesa.

Almoço descontraído em Bath. Momento que os alunos podem usufruir de boas conversas e dividir os principais aprendizados da aula de História da Moda

Tarde de Compras/Turismo em Bath: não tem como não se apaixonar pela cidade de Bath. Lojinhas que vendem papelaria, itens de beleza, peças de roupas com preços atrativos, o local é uma delícia para andar e tirar muitas fotos.

7º Dia de Curso: Cultura, Consumo e Sociedade

Sábado, 12/9, das 10h00 às 19h00

*Conteúdo de Aula: um dia para se conectar com a arte de rua e de explorar a relação do consumidor com a essência do trabalho artesão e como é esse cenários frente aos demais dias que mapeamos o consumo dentro de grandes magazines. Para os amantes de comunicação, uma visita ao Museu da Marcas, que conta a evolução do consumo desde a Bella Époque.

a. Nothing Hill Market – visita à Portobello Road, rua de artistas locais e de muitas lojas de peças vintage. Aqui, é o ponto de encontro para quem gosta de unir o passado e o presente de um jeito simples.

b. Musem of Brands, Packaging and Adversting, visita ao museu que carrega entre suas alas a história da evolução da sociedade por meio do consumo. Os visitantes podem ter contato com uma série de marcas e embalagens que marcaram épocas e significaram novos hábitos de consumo.

c. Dover Street Market: moda e vanguarda.

d. Bourough Market: pausa para um café no mercado de rua londrino, que oferece um mix de comidinhas e bebidinhas para todos os estilos e ainda rende ótimas fotos.

8º Dia de Curso: Cultura e Moda de Rua

Domingo, 13/09, das 10h00 às 19h00

*Conteúdo de Aula: Para finalizar o curso, nada melhor do que conhecer a verdadeira cena artística de Londres quando o assunto é moda + rua. Vamos explorar o bairro de Candem Town e todas as lojas alternativas que há na região. Na sequencia, uma pausa no Fashion and Textile Museum.

a. Camden Town: a moda dentro do bairro mais alternativo de Londres.

b. Visita ao Somerset House: atividade in loco sobre moda, cultura e rua.

INSCRIÇÕES AQUI

LEIA TAMBÉM