Quem busca entender um pouco mais sobre jornalismo de moda online, eis aqui um bom resumo sobre o tema. No dia 29 de setembro, Renata Garcia, editora digital da Vogue Brasil, e Daniele Costa, gerente de estratégias digitais da Edições Globo Condé Nast, comandaram a mentoria Estratégias digitais para moda via plataforma Zoom. Com o isolamento social, a ascensão de produção e acesso ao conteúdo digital foi uma realidade para marcas, empreendedores de moda e consumidores. Durante o encontro, as jornalistas abordaram algumas estratégias para impulsionar conteúdo no meio digital. A seguir, elencamos 5 dicas para uma performance digital de sucesso.
Independente do site ou rede social, é preciso saber exatamente o quê e quando postar.
1.Inspire-se com conteúdos de qualidade
Para ser relevante, é preciso estar conectado ao que acontece no mundo. Na moda, visitar sites e portais pode ser inspiração para assuntos e matérias do momento. Sempre vale uma visita no FFW, WWD, The Cut, The New York Times, The Post entre outros. Entre uma leitura e outra, pode surgir uma pauta certa para a sua audiência.
2.Faça planejamento do seu conteúdo
Independente do site ou rede social, é preciso saber exatamente o quê e quando postar. Além de ser frequente nos posts, é preciso diferenciar qual conteúdo é sazonal, relevante em momentos específicos, e o que é perene, ou seja, com durabilidade maior no alcance de leitorxs. Entender essa diferença é essencial para ordenar o conteúdo, decidindo se aquela pauta é mais urgente que outra. Postar uma imagem no Instagram sobre o novo formato das semanas de moda, durante o evento, é relevante por ser um assunto do presente.
3.Domine ferramentas de monitoramento de navegação
Cabelos vermelhos ou ruivos? Mais do que conhecer o seu público, saber como se comporta e o que busca no ambiente digital é essencial para atender suas necessidades. Hoje, algumas ferramentas ajudam a saber qual o volume de busca que determinada palavra tem em cada época do ano. Ubersuggest, AlsoAsked, Answer The Public, Key-word Tool, Google Trends, Trending Topics do Twitter e outras ajudam a medir o real interesse dos usuários, analisando a porcentagem de citações da palavra e o tráfego de navegação. Monitorar interações em redes sociais e o engajamento de influenciadores também é válido para medir alcance de usuários e movimentação. Essas ferramentas nos dão informações valiosas para que o conteúdo seja cada vez mais certeiro ao seu público-alvo.
4.Adapte-se às redes sociais (sem medo!)
Para cada rede social, existe um formato de conteúdo. Decidir qual adotar é essencial para viralizá-lo. Em um site, além das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que ajudam a ranquear em portais de busca na conquista por mais cliques, há mais profundidade nos assuntos. No Instagram, imagens com boa visibilidade fazem da rede um oráculo inspiracional de moda que chama a atenção a todo o momento e com conteúdo espalhado em suas plataformas. No Feed, a harmonia e a coerência de posts atraem a atenção dos seguidores com uma legenda curta e sugestiva. Já nos Stories, momentos rápidos e inusitados podem ser flagrados. Muito diferente do IGTV que permite a postagem de vídeos maiores, com conteúdo informacional como uma entrevista. No Heels, plataforma mais nova da rede social, o lúdico ganha espaço com truques de edição para movimentos divertidos, como a troca de looks em segundos. Usando o Facebook, é possível criar grupos de discussão para saber a opinião de determinada comunidade. No Twitter, assuntos polêmicos ganham destaque na criação de debates, hashtags e reposts.
5.Interaja com o seu público
As redes sociais existem para conversarmos, não é verdade? Nada é mais relevante do que dar atenção ao seu público, respondendo comentários, fazendo enquetes e interagindo a todo o momento. Mais do que escolher a estratégia e o formato do conteúdo, estar atento à audiência é crucial para construir um bom relacionamento. Afinal, não existe conteúdo sem interação.
Antes de escrever uma matéria, entenda muito bem o seu público e saiba como cativá-lo
PONTO DE DESTAQUE
Além de escolher a estratégia certa, produzir conteúdo no meio digital tem um parâmetro principal: a verdade de forma fluída. Criar empatia com sua audiência é respeitar os formatos e suas permissões para que seja relevante e sincero com o seu público. É certo que, com a avalanche de informações em que vivemos, hoje, na internet, atrair a atenção é uma tarefa contínua na busca por pautas coerentes e alinhadas aos usuários. “Estar com o dedo no pulso faz toda a diferença”, concluiu Daniele Santos, gerente de estratégias digitais da Globo Condé Nast.