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Alexandre, o Grande, do grupo Arezzo

Ana Paula Porto |26.abr.17

De pai pra filho. Foi assim que Alexandre Birman, nosso grande aqui, assumiu em 2013 a presidência da Arezzo, marca de varejo de sapatos femininos fundada por seu pai e tio, os irmãos Anderson e Jefferson lá na década de 70. Um patrimônio e tanto pra Alexandre que gosta de lembrar que foi “criado numa fábrica de calçados”, como ele mesmo diz em sua biografia no site da outra marca do grupo, que leva seu nome. Assim ele chega. Com bastão na mão pra dar continuidade ao legado deixado pela família e garantir o sucesso pra uma marca que já havia sido estabelecida no mercado.

O salto foi alto. E a passarela econômica – que mostrou tanta dificuldade pra lucrar com essa segurança toda ao fechar o ano de 2016 – veio pra aplaudir e abrir caminhos na trilha da rede de franquias. E tudo isso ultrapassando fronteiras, literalmente. Pois foi essa uma das principais transformações de Alexandre no comando da empresa: apostar no mercado externo e voar pelo mundo afora, sem deixar de perder seu espaço deslumbrante nas terras brasileiras.

Dentre as estratégias, o reforço do modelo assumido como “fast fashion” (rapidez nas coleções). Pra isso, em dois anos a Arezzo passou de 12 para 21 lançamentos ao ano. Além do controle de perto sobre os estoques de todos os franqueados e incentivar o sucesso também dos seus lojistas.  “Com isso, só abastecemos o que foi vendido e conseguimos aumentar o giro das coleções”, conta Birman com a ousadia que leva em entrevista à revista Época Negócios.

Outro grande passo foi expandir as marcas do grupo da Arezzo, que engloba a respeitada Schutz, AnaCapri, Alexandre Birman e Fiever. Hoje, estas marcas mais novas já representam quase metade do faturamento. E claro, o e-commerce de todas elas por aí. De acordo ainda com a revista Época Negócios, as vendas do online passaram de menos de 1% para 7% no final de 2016. Tudo isso sem deixar de estar consolidada no mercado nacional.

​E Alexandre tem ido longe. O começo disso foi abrir recentemente duas lojas da Schutz nos Estados Unidos, nas cidades americanas que sempre abraçam a moda: Nova York e Los Angeles, caindo na graça e calçando os pés das queridinhas de Beverly Hills e já dobrando as receitas (de 6% para 12% em três anos). Falando em pés bem calçados, as celebs que estiveram agora na festa de gala da amfAR (The Foundation for AIDS Research) contaram com a presença do CEO que levou sua marca homônima pra abrilhantar a noite e tinham Alexandre Birman em seus pés, muito bem confortáveis por sinal.


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