“A cada crise e pequena atitude, há uma mini revolução”. Laís Franklin é inspiração para todo jovem jornalista que sonha em trabalhar com moda. A atual Editora do Digital da Vogue Brasil carrega em sua bagagem uma sede cativante de mudar o mundo para torná-lo mais inclusivo, plural e politizado. Em palestra na FAAP à convite da professora, jornalista e founder da IAM Inteligência em Moda, Andreia Meneguete, a profissional deu algumas dicas valiosas para os alunos do curso de Jornalismo de Moda. Entre uma fala e um case de sucesso, a jornalista, que é formada pela Fundação Cásper Líbero e pós-graduanda no MBA em Estética e Gestão de Negócios da Moda pela ECA-USP elencou algumas boas dicas para aqueles que desejam dar um boost na sua carreira.
Lais Franklin diz que toda oportunidade é uma forma de mostrar o seu trabalho. Esteja sempre com portfólio pronto. (Foto Mylena Saza)
1. Aproveite de forma estratégica todas as oportunidades para fazer portfólio
O portfólio, nada mais é, do que a compilação em um único lugar de todos os trabalhos que tem até agora. Ou, pelo menos, dos melhores! É uma amostra de suas habilidades técnicas e da sua criatividade. Para um bom portfólio, não precisa ter textos publicados em grandes veículos. Ou seja, qualquer oportunidade de escrever para um blog, por exemplo, pode ser uma peça chave na composição do portfólio.2. O bom escritor é um bom leitor!
A dica essencial para se tornar um escritor cativante e interessante, é ter livros, sites e revistas como seus aliados, não somente na busca de referências, mas no aprendizado das melhores técnicas de escrita e na visualização de como tudo é colocado na prática. Laís foi pontual ao sugerir a leitura dinâmica como prática diária aos alunos. O uso de marca-textos e a pesquisa constante fazem parte da construção do pensamento daquele(a) que quer conquistar as pessoas com as palavras – e ajudam na criação de novas pautas de trabalho.3. Pegue temas interessantes para desenvolver textos/posts para que, no futuro, possa mostrar a relevância do seu pensamento sobre moda.
A moda vai muito além dos desfiles e dos “looks do dia”. A moda é política e social e, por isso, trazer esse tipo de pensamento para seu trabalho pode ser um diferencial marcante.4. De sua cara à tapa e arrisque! Mas aja de forma estratégica ao cavar suas oportunidades.
Nem sempre as oportunidades vão aparecer para você. Por isso, a Laís sugeriu agir de forma estratégica para ir atrás dos seus sonhos. Enviar um email para uma editora compartilhando ideias de pauta, melhorias para o veículo e seu portfólio pode ser uma atitude transformadora. Seja criativo(a), preciso(a) e aja com inteligência, pois isso pode abrir muitas portas para você.5. O quanto de fato vocês estão comprometidos com o que deseja? Cada esforço e energia no processo, no dia a dia, leva você mais perto do seu objetivo.
Pequenas atividades, como a leitura ativa de um livro ou de revistas, são ações essenciais que vão, aos poucos, te deixar cada dia mais perto do seu sonho. Contribuem para construção de pensamento crítico e arsenal de conteúdo e criatividade. Cada pequena ação faz diferença no final.6. Trabalhe suas ideias de forma consistente. E apresente suas melhores ideias no contato presencial.
Não entregue o ovo de ouro em um email. Tente marcar um café – ou, em tempos de pandemia, um Zoom – para apresentar suas ideias olhando no olho. Esse tipo de contato pode te ajudar a se tornar inesquecível.7. Melhor errar no processo do que na hora da grande oportunidade de carreira
Faça do treino seu aliado. Pratique bastante, erre quantas vezes for necessário. Calege, reerga e saia mais forte. Assim, na hora H, você vai ter mais confiança, assertividade e, claro, chances de conquistar aquela tão sonhada vaga ou ter seu trabalho publicado em um grande veículo. Afinal, como dito por Laís, “sempre tem como melhorar”.8. Tenha um radar atento!
Acompanhe os lançamentos futuros. Pesquise o que está por vir. Aja antes de todos e esteja alerta a tudo que está acontecendo ao seu redor. Acompanhar as trends os próximos passos do mundo da moda pode te deixar à frente na construção da pauta e dar oportunidades de entrevistas e produções de conteúdo exclusivos.